Um mercado em crescimento

02

No último dia 20 de setembro Sophia Loren completou 83 anos de vida. Considerada a maior diva do cinema italiano, a atriz sempre foi um exemplo de beleza e elegância. Perguntada uma vez sobre o segredo da beleza feminina, Sohpia Loren respondeu que “nada faz uma mulher mais bonita do que acreditar que ela é linda”.

No mercado brasileiro, apesar da instabilidade que vem se mantendo ao longo dos últimos meses, as mulheres estão acreditando cada vez mais em sua beleza, como destacou a atriz italiana, e assim mantendo o bom desempenho do segmento de cosméticos premium no país.

Um relatório divulgado pelo Euromonitor indicou que, no ano passado, o crescimento dos produtos de belezas de marcas mais populares cresceu na ordem de 4,4%, enquanto no mesmo período o acréscimo das vendas registradas pelas marcas de alto padrão superou o total de 9%.

E os dados são ainda mais significativos quando levamos em consideração o ano de 2015 em que os cosméticos premium aumentaram suas vendas em 16,6% e os similares mais tradicionais registraram queda superior a 1%.

E se setor vive um bom momento mesmo com a instabilidade que rege a economia do país, seus reflexos ajudam a explicar o cenário positivo. Com a estagnação econômica, as viagens internacionais tiveram uma queda considerável e, dessa forma, o consumo dos produtos de alto padrão se aqueceu no mercado nacional.

Outro aspecto que fortaleceu o consumo no país e que dialoga diretamente com o novo conceito de luxo foi a democratização do mercado. Essa democratização, de forma prática, contribuiu para que algumas marcas de alto padrão, com o desejo de aumentar sua cartela de clientes, reavaliassem seus custos e possibilitassem ao mercado produtos com preços mais atraentes.

Crédito da imagem: Reprodução.

Leave a Reply

Your email address will not be published.