Um mercado em ascensão

01

Em 1959, quando escreveu que a “beleza é fundamental”, Vinícius de Moraes encontrou uma forma poética de dizer uma verdade absoluta e, ao mesmo tempo, produziu uma das frases mais lembradas e debatidas da literatura brasileira.

E se a beleza é, de fato, fundamental, os produtos cosméticos tem papel decisivo ao realçar o que há de mais belo e único em cada mulher. Não é a toa que algumas das mais icônicas marcas de luxo do mundo se especializaram na criação de produtos de beleza destinados a tornar o mundo um lugar muito mais bonito.

E a boa notícia oriunda deste segmento é que de acordo com pesquisas realizadas no cenário econômico brasileiro, a venda de cosméticos é um setor que deve crescer ainda mais neste ano, mesmo levando-se em conta a crise institucional que o país atravessa. E neste nicho de mercado, as franquias de marcas nacionais e internacionais se destacam.

De acordo com declarações do diretor de inteligência de mercado da Associação Brasileira de Franchising “o setor de franchising no subsegmento de cosméticos e perfumaria vem se mostrando resiliente frente ao atual cenário brasileiro. Mesmo com as quedas expressivas no varejo e no PIB, ele registou crescimento de 7,7% em 2015. Em números de unidades, a alta foi de 5,7%”.

O Brasil é um dos maiores consumidores de produtos cosméticos do mundo e o otimismo quanto ao crescimento do mercado produz dois fatos que impactam diretamente no desenvolvimento econômico: a geração de novos postos de trabalho e, por conseguinte, a criação de novas lojas e franquias.

Afinal de contas, se o conceito contemporâneo de luxo está ligado à vivência de novas experiências, uma das experiência mais gratificante que existem é sentir-se bem e bonito.

Leave a Reply

Your email address will not be published.