Um belo e promissor mercado

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Platão, um dos mais importantes filósofos da história, afirmou em seus escritos que “o belo é o esplendor da verdade”. E como resultado da busca cada vez mais interessada pela verdade presente na beleza, o mercado de produtos cosméticos de alto padrão registrou um crescimento bastante expressivo em 2016.

Este é a conclusão de um estudo divulgado recentemente pela agência The NPD Group. De acordo com os dados do relatório, na América do Sul o setor teve um crescimento de mais de 20% e na América do Norte as vendas subiram aproximadamente 13%.

No continente europeu o mercado cresceu na ordem de 6% e o único país que ficou fora dessa curva ascendente foi a França. Um dos principais motivos que levaram a esse resultado menor no território francês foi a diminuição do fluxo turístico em virtude da crise atravessada por muitos países e os incidentes terroristas que o país foi vítima nos últimos anos.

A boa notícia para o mercado francês é que alguns setores do segmento de beleza registraram resultados positivos, como a perfumaria. De acordo com Mathilde Lion, que trabalho no The NPD Group, a “a região de Paris e arredores responde por dois terços dessa retração, embora sempre tenha sido um dos principais polos de atração do mercado”.

Uma das principais explicações para esses índices extremamente positivos está diretamente relacionada com as novas tecnologias de comunicação. Como é cada vez maior o número de pessoas conectadas às redes sociais, cresce também o interesse pelos já famosos selfies em toda e qualquer situação. E já que toda a hora é hora de tirar uma bela foto, os produtos que prometem efeito imediato tornaram-se verdadeiros objetos de desejo dos consumidores e consumidoras do mundo inteiro.

Os resultados do último comprovam que além de tradicional, o segmento de cosméticos é um dos mais lucrativos do mercado de luxo contemporâneo.

Crédito da imagem: Reprodução.

Leave a Reply

Your email address will not be published.