Tradição valorizada

02

Ligadas diretamente às culturas do Brasil e do México, a cachaça e a tequila agora terão proteção plena de propriedade e qualidade na comercialização nos dois países. Um acordo assinado pelo governo brasileiro reconhece oficialmente as duas bebidas como indicações geográficas e produtos distintivos dos dois países. O acordo estabelece que toda bebida vendida no Brasil com o nome de tequila será de fabricação mexicana, assim como toda cachaça vendida no mercado mexicano deverá ter sido fabricada no Brasil.

A importância de ambas as bebidas para as economias de seus países é grande. Somente no ano de 2013, para citar um exemplo, o mercado do destilado mais popular do Brasil, a cachaça, movimentou aproximadamente seis bilhões de reais. Com uma produção superior a 500 milhões de litros e o investimento nas qualidades premium e alto padrão, atualmente entre os destilados, a cachaça detém preferência absoluta entre os brasileiros.

No México, não é exagero afirmar que a tequila possui posição de igual privilégio entre os mexicanos. Além de ser amplamente consumida no país, em 2015 o México exportou mais de 180 milhões de litros para mais de 120 países e a bebida é cada vez mais apreciada em todo o mundo.

Na imagem que abre a matéria está a tequila. Acima, a cachaça compondo o drink brasileiro mais famoso: a caipirinha.

Na imagem que abre a matéria está a tequila. Acima, a cachaça compondo o mais famoso drink brasileiro: a caipirinha.

 “Com tantas opções de qualidade, os consumidores terão cada vez mais a possibilidade de melhores experiências sensoriais com a cachaça, já que poderão comprar mais rótulos e descobrir a riqueza dos sabores”, declara Rafael Araujo, fundador da Cachaçaria Nacional, abordando com o mercado pode se potencializar com a nova regulamentação.

Além de reconhecer e valorizar dois produtos que são verdadeiras marcas registradas de seus países, o acordo ainda possibilita o incentivo ao consumo dessas bebidas que através de investimentos nas mais diversas áreas criam sabores e qualidades que estão conquistando os paladares mais exigentes.

Crédito das imagens: Reprodução.

Leave a Reply

Your email address will not be published.