As tendências do turismo de alto padrão

A atividade turística é um importante pilar de desenvolvimento para muitas economias no mundo todo. Dentro do setor turístico, ela é uma dos segmentos mais tradicionais cuja capacidade de se renovar e se reinventar aparentemente não têm limites.

Prever e analisar tendências para o turismo de luxo é uma maneira de proporcionar ao mercado bases para produzir cada vez mais experiências que surpreendam e encantem os viajantes de todo o mundo.

Por isso, a Pangea Observatory, através de uma parceria com a Interamerican Network, apresentou recentemente um relatório destacando as principais tendências do mercado e analisando o perfil dos turistas de alto padrão.

Foram realizadas entrevistas com um total de 636 agentes e operadores de viagem. De acordo com os resultados, para mercados como o Brasil, a Holanda, a Espanha, a Alemanha, os Estados Unidos e a Inglaterra, exclusividade e unicidade estão entre os principais fatores que definem um roteiro de luxo. Na França e na Itália, a personalização do serviço é o item que mais se destaca.

No que se refere à faixa etária dos viajantes, de acordo com as respostas, o público principal do setor, cerca de 62%, é construído por pessoas entre os 36 e 55 anos de idade, 37% é composta por um perfil de viajantes mais velhos, com idade acima de 55 anos, e apenas 1% foi indicada como integrantes da geração millennial.

Conforme a percepção dos profissionais entrevistados, entre as principais características dos turistas de alto padrão para os próximos anos está o alto nível de exigência, a busca por experiências diferenciadas especialmente em destinos fora do convencional, a preocupação com a sustentabilidade ambiental e a utilização ostensiva dos recursos tecnológicos.

Para as empresas brasileiras ligadas ao turismo premium, uma boa notícia: conforme o estudo, a expectativa de crescimento do mercado é da ordem de 40%, superior a destinos turísticos icônicos como a Itália e o Reino Unido.

Leave a Reply

Your email address will not be published.