Tendência consolidada

01

Cada vez mais valorizado, o terraço gourmet surgiu como um espaço gastronômico e vem ganhando projetos multifuncionais que criam ambientes propícios ao descanso e à leitura, para bons momentos de festa com amigos e familiares.

A nova safra de empreendimentos que incorporaram o terraço gourmet aos apartamentos seduziram de cara um público que buscava uma alternativa para fugir das casas térreas e sobrados e migrar para apartamentos, mas sem abrir mão do churrasco no fim de semana com a família e amigos.

Mas, aos poucos, a varanda gourmet, que nasceu com uma forte vocação à gastronomia, foi mudando seu perfil e ampliou os horizontes, atraindo novos públicos e projetos de decoração cada vez mais criativos para tornar esse espaço multifuncional.

02

O arquiteto Glaucio Gonçalves garante que “esse espaço veio para ficar, e a tendência é que em 2017 ganhe mais funcionalidades com projetos criativos e inovadores para chegar cada vez mais perto da singularidade que os proprietários buscam na decoração”.

O espaço das varandas gourmets vem se alargando, trazendo para os apartamentos aquela sensação gostosa de se ter um quintal e até mesmo um jardim ou uma horta onde se pode curtir bons momentos de descanso, de leitura, de entretenimento, apreciar a vista, reunir amigos e familiares em clima de festa e até mesmo para idealizar um cantinho lúdico para as crianças se divertirem.

Para 2017, o arquiteto Glaucio Gonçalves destaca que as cores vibrantes vão invadir esses espaços, deixando-os alegres e convidativos. Também podemos abusar de paredes de tijolos aparentes, dando um toque rústico e natural ao ambiente – móveis de madeira complementam essa atmosfera. Ou mesmo um estilo retrô, com revestimentos que remetem aos antigos azulejos portugueses, que também estarão em alta nessa temporada.

03

Outra dica do arquiteto é investir em peças versáteis que possam servir de mesas ou apoios laterais incorporados à mobília. Também vale a pena pensar em variados e estratégicos pontos de energia elétrica para a instalação de mais infraestrutura com aparelhos que possam ser incorporados ao espaço no futuro. E mais, a atenção à iluminação é fundamental para que à noite o espaço continue funcional.

Muito mais do que uma tendência passageira, as varandas gourmets tornaram-se uma ideia consolidada na arquitetura contemporânea.

Crédito das imagens: Reprodução.

Leave a Reply

Your email address will not be published.