Tecnologia e qualidade de vida

01

“Atualmente, uma boa porcentagem das pessoas trabalha em frente ao computador, um comportamento que pode trazer consequências desastrosas para o corpo. Para começo de conversa, há estudos mostrando que passar horas e mais horas sentado, sem se movimentar, aumenta o risco de morte. Sem falar na postura, que fica um caco. E há outro prejudicado, menos comentado por aí, para colocar nessa conta: os olhos. Segundo a oftalmologista Renata Rabelo Ferretti, da Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo, os principais desconfortos que acometem quem não desgruda do monitor são dor de cabeça, visão embaçada, olhos cansados, sensação de olho seco, sensibilidade à luz, irritação, lacrimejamento e vermelhidão”.

O texto acima foi extraído de uma matéria publicada no site da Revista Saúde que aborda as consequências que o uso sistemático do computador e de aparelhos digitais pode trazer para a saúde. Como esses equipamentos estão presentes na vida de um número cada vez maior de pessoas, é preciso encontrar formas para utiliza-los e, ao mesmo tempo, não deixar de lado as questões ligadas à qualidade de vida.

No segmento óptico, o desenvolvimento de lentes criadas especificamente para atender as necessidades do mundo digital é uma inovação importante e tem impacto direto em que usa dispositivos digitais frequentemente. A ZEISS, marca alemã especializada na produção de lentes e soluções visuais com o mais alto grau de qualidade e excelência, disponibiliza a linha Digital Lenses, concebidas exatamente com o intuito de aumentar o conforto visual durante o uso de equipamentos como computadores, tablets e smartphones.

Um dos grandes diferenciais da linha Digital Lenses é que a tecnologia envolvida no seu processo de produção possibilitou o desenvolvimento de lentes para o público entre 30 e 40 anos de idade e que já sente alguma espécie de desconforto durante a visão a curta distância. Um detalhe particular é que para usar essas modernas lentes não importa se a pessoa já é usuária de lentes monofocais e, até mesmo, se ainda não utiliza óculos.

O uso de dispositivos digitais é um grande desafio para a visão. Pesquisas na área da saúde indicam que aumentou muito nos últimos anos o número de vezes em que alternamos entre a visão de perto e de longe, e isso ocorre porque é cada vez mais rotineiro consultar se alguma mensagem nova foi recebida no smartphone ou se as redes sociais foram atualizadas.

Outro detalhe importante é que a eficácia da linha Digital Lenses foi comprovada através de pesquisas realizadas com usuários de tablets e smartphones. De acordo com os resultados obtidos, mais de 90% dos participantes ficaram satisfeitos com a redução em quatro vezes dos sintomas de olhos forçados ou cansados.

Dessa forma, através da utilização das lentes digitais ZEISS, até mesmo problemas como olhos cansados e pescoço dorido já não são mais realidade, pois com seu uso é possível manter uma visão descansada, atenta e focada durante o dia todo.

O desenvolvimento tecnológico só tende a se potencializar e é impossível imaginar de que forma essa realidade irá impactar o futuro. Por isso, nada melhor do que utilizar a tecnologia para ampliar também a qualidade de vida, especialmente quando o assunto é a visão.

Leave a Reply

Your email address will not be published.