Sabores de além mar

01

Foi no dia 22 de abril de 1500 que a frota comandada por Pedro Álvares Cabral chegou ao território de Vera Cruz. Embora esse episódio seja alvo de muitas discussões históricas, de forma simbólica ele representa o início oficial das relações entre Brasil e Portugal.

Nestes mais de cinco séculos de relacionamento, muitos elos unem os dois países. Se a língua e diversos aspectos culturais são os mais reconhecidos, as economias brasileira e portuguesa também mantém uma relação saudável e produtiva.

E isso também é realidade no segmento premium. De acordo com dados recentemente divulgados, os vinhos portugueses assumiram a segunda colocação a partir do primeiro trimestre de 2017 nas exportações para o Brasil. O primeiro lugar ainda é do Chile que tem atualmente 47% do mercado brasileiro, e a pátria de Camões aparece logo em seguida, com uma fatia de aproximadamente 15% do mercado.

Os vinhos portugueses são muito apreciados em todo o Brasil e esse histórico de consumo vem se consolidando mais a cada dia. Nos três primeiros meses deste ano houve um crescimento no valor das exportações dos vinhos lusitanos para o Brasil da ordem de 84% na comparação com o mesmo período do ano passado.

A expectativa dos empresários portugueses agora é manter esse crescimento. A demanda do Brasil pode ser ainda maior e esse potencial pretende ser explorado, pois atualmente nosso país representa quase 5% de todo o vinho que Portugal exporta, e esse mercado movimenta cerca de milhões de euros.

Se algumas receitas da típica gastronomia portuguesa como o caldo verde ou os mariscos temperados com arroz já se tornaram clássicos também aqui no Brasil, o momento é mais do que oportuno para conhecer os vinhos portugueses e se deliciar com os novos sabores provenientes de além mar.

Crédito da imagem: Reprodução.

 

Leave a Reply

Your email address will not be published.