Sabor e saúde em baixas temperaturas

A chegada do inverno movimenta o comércio alimentício, especialmente o de bebidas quentes e, entre elas, o vinho ganha o maior destaque. As razões para o sucesso são inúmeras: cultura, prazer e sofisticação são apenas algumas qualidades associadas à bebida que acompanha o homem desde os tempos mais remotos.

Mas, atualmente, outro diferencial chama atenção: sua ação sobre saúde. Segundo pesquisas especializadas, a bebida que ganhou o status de amiga do coração, também conquistou o paladar dos brasileiros, especialmente na melhor idade. Contudo, os especialistas alertam: as evidências científicas não são uma carta branca para o exagero, pois, para alcançar estes benefícios é preciso moderação.

O vinho é uma das bebidas mais apreciadas em todo o mundo, mas na mesa dos brasileiros ele ainda vem conquistando seu espaço. Com uma média per capta de dois litros por ano, o consumo no país está bem atrás de seus vizinhos chilenos e argentinos, no entanto, aos poucos esse cenário está em vias de mudanças.

Fatores como as diversas possibilidades de harmonizações e sensação de aquecimento fazem do inverno a estação perfeita para o consumo de vinho

O estudo exclusivo, realizado pela Banca do Ramon, um dos empórios mais tradicionais do Mercado Municipal de São Paulo, ouviu 1.360 pessoas de todas as regiões do país a fim de obter uma perspectiva da relação dos brasileiros com a alimentação e seus hábitos de consumo, e constatou que o vinho ganha a preferência quando se trata de bebidas alcoólicas.

E se há uma temporada ideal para apreciar um bom vinho com certeza é a estação mais fria do ano: o inverno. Embora a bebida possa ser apreciada durante o ano todo, as baixas temperaturas são convidativas para degustar um bom rótulo. Os motivos são muitos: além da questão cultural, fatores como harmonização e sensação de aquecimento, devido à sua função vasodilatadora, contribuem para essa associação.

E para quem gosta de sabor e tradição, nessa época do ano o vinho é ainda mais requisitado, já que é o ingrediente principal do tradicional quentão, preparado com cravo, gengibre, canela e frutas.

Crédito das imagens: Reprodução.

Leave a Reply

Your email address will not be published.