Planejando o futuro familiar

Father And Teenage Son Looking At Laptop Together

Estar em um relacionamento é pensar em construir uma vida em família e, nessa fase, a ideia de ter filhos faz também pensar no futuro. E nessa jornada rumo à felicidade, o planejamento financeiro é um grande aliado que deve nos acompanhar desde o nascimento até a formatura dos filhos.

“Será que vamos ter um orçamento financeiro capaz de oferecer o melhor para os nossos filhos? Em nossa casa cabe uma família maior? E o ensino, as fraldas e as contas?”

São essas perguntas que surgem para um casal em seus primeiros anos. Como se planejar para que tudo dê certo? Planejar as finanças é primordial para aproveitar esse momento sem maiores preocupações.

Antes de tudo, é necessário entender quais são os gastos atuais e quanto o estilo de vida do casal movimenta. É mais ou menos como fazer a gestão de uma empresa: vocês precisam ter um fluxo de caixa claro sabendo de onde vem e para onde vai cada parte do dinheiro.

O primeiro gasto e o mais importante de todos é o plano de saúde. Tenha um plano de saúde completo, assim você não vai se surpreender com gastos particulares que podem ser altos. O enxoval do bebê também é um gasto a ser considerado. Coloque no papel sua realidade financeira e planeje desde o início, por exemplo, as fraldas chegam a ser 90% do orçamento mensal com seu bebê.

Tudo deve ser anotado nessa caminhada e contabilizado. É necessário entender qual escolha será a melhor, os custos com babá, a creche, as atividades, as viagens, e claro, os brinquedos. São muitas perguntas que precisam de respostas. Assim, é possível alinhar os gastos em todas as etapas.

A adolescência traz consigo gastos como a educação, um dos itens importantes para o desenvolvimento do seu filho. Escola pública ou particular? Custos como roupas, transporte, cursinhos e claro, entretenimento.

Transforme seu filho em seu exemplo. Uma boa dica é delimitar uma mesada mensal, assim ele aprende a controlar seus gastos e se planejar desde cedo.

O vestibular vai chegar e seu filho pode conseguir entrar em uma faculdade pública. Porém, separe um orçamento caso isso não aconteça. Uma dica é investir em um fundo de investimento desde agora para não ter surpresas na hora de oferecer a ele a melhor oportunidade para sua futura carreira.

Parece ser um quebra cabeça gigante, mas com um bom planejamento financeiro todos os passos de sua família serão cautelosos e bem sucedidos. Respire fundo e embarque com tudo nessa jornada maravilhosa.

Crédito da imagem: Reprodução.

Leave a Reply

Your email address will not be published.