As perspectivas e tendências do segmento fashion

Desfile surpresa do estilista Samuel Cirnansck

A terceira temporada do ONDM – O negócio da moda, um dos maiores eventos de compartilhamento de conhecimento dos setores de moda e negócios, teve seu encerramento oficial na última quinta-feira, 21 de setembro, reunindo grandes profissionais da área, estudantes, empresários, jornalistas e aficionados pelo universo da moda. Tendo como palco principal a cidade de Camboriú, localizada no litoral norte de Santa Catarina, o evento contou com a participação de mais de duas mil pessoas.

Para o idealizador do ONDM, Ivan Jasper, a palavra-chave desta edição foi inovação. “Percebemos que ninguém falou a palavra crise; pelo contrário, o que mais ouvimos foi a vontade de aprender, de investir, de interagir e com isso crescer”, destaca.

O primeiro dia do encontro foi marcado pela participação de importantes gestores do setor, como Sônia Hess de Souza (LIDE-SC e ex-Presidente da Dudalina) e Vicente Donini (Presidente do Conselho do Grupo Marisol), que apresentaram o painel Empresários Fantásticos, mediados pelo Diretor de Negócios da NSC Comunicação, Delton Batista.

Adriana Zucco, diretora criativa da Colcci, salientou a necessidade da renovação para surpreender o mercado

Adriana Zucco, diretora criativa da Colcci, salientou a necessidade da renovação para surpreender o mercado

A frente da gestão sustentável e da comunicação da gigante varejista C&A, Rozália Del Gaudio abriu sua palestra reforçando o papel de comando do cliente. “Não é possível pensar numa indústria que empurre o produto ao consumidor, é imprescindível entender quem é ele e o seu poder de decisão na hora da compra”, ressalta a gestora.

O segundo dia trouxe a pauta Comportamento e Design, debatendo a reinvenção do varejo de moda com o ousado estilista Ronaldo Fraga; na sequência, o painel Do design ao corpo: estilo e comportamento do consumidor reuniu importantes nomes da moda, como Adriana Zucco, diretora criativa da Colcci, que salientou a necessidade da flexibilidade e de se renovar para surpreender o mercado. Já a cofundadora e diretora criativa da Lua-luá, Michele Gevaerd, disse que apostar em um mix diverso de produtos, com rapidez em novidades, pode funcionar. “Regionalidade também é uma das palavras-chave para conquistar a clientela”, destaca Rafaella Marquete, estilista da Malwee.

O estilista Ronaldo Fraga durante sua palestra

O estilista Ronaldo Fraga durante sua palestra

No terceiro e último o tema principal foram as práticas de Marketing no setor. Para o Vice-Presidente do Grupo Morena Rosa, Lucas Franzato, está na hora dos profissionais da moda enxergarem as novas oportunidades e juntos fortalecerem ainda mais o segmento. Franzato participou do painel Harmonização, expectativas das ações da marca e do consumidor, ao lado de outros grandes nomes como Betulla Vicentino, Julia Baruffi, e Osni de Oliveira Junior.

O nome mais aguardado e celebrado da programação de quinta-feira, Emicida fez o público calar-se e prestar atenção durante uma hora de palestra. O rapper e criador da marca LAB – Laboratório Fantasma falou sobre as inúmeras dificuldades que passou, tanto na música como na moda, sobre o preconceito que ainda é muito presente no setor, padrões, sonhos, criatividade e a forte influência da música nas comunidades e na moda. Emicida finalizou a sua participação mostrando, em vídeo no telão, o seu mais recente desfile apresentado na São Paulo Fashion Week.

Tudo indica que a história do ONDM – O Negócio da Moda está apenas começando a ser escrita. Em 2018 tem mais.

Crédito das imagens: Dales Hoeckesfeld.

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