Os novos destinos do mercado de luxo brasileiro

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A democratização é uma das características fundamentais do mercado de alto padrão na atualidade, pois cada vez mais as marcas de luxo visam atingir os públicos mais diversos e distintos, mostrando que o segmento é amplo e plural.

E uma das formas mais evidentes dessa democratização pode ser percebida através do alcance do mercado. Se há algum tempo Rio de Janeiro e São Paulo eram as cidades símbolos do setor premium brasileiro, novas regiões surgem de forma crescente e assumem uma importância cada vez mais significativa.

No sul do país, Curitiba e Porto Alegre sempre foram as capitais de maior destaque nacional, e para o segmento de alto padrão isso também sempre foi verdade. Entretanto, recentemente, tive a oportunidade de comprovar que em Florianópolis o mercado de luxo já é um fato consolidado e as perspectivas são as mais otimistas possíveis.

No último dia cinco de dezembro, realizamos na capital catarinense o talk show Entre o sonho e a realidade: como as mulheres atuam no mercado do luxo. Durante o evento, que contou com a participação da jornalista Jana Motta, da artista plástica Simone Michielin e da designer de interiores Karla Silva, tivemos a comprovação que o mercado florianopolitano e a sociedade de forma geral estão cada vez mais abertos ao setor.

Cada uma das convidadas contou de que forma sua atuação no segmento premium se manifesta e a diversidade das abordagens mostrou um setor receptivo às mais diversas manifestações. Se a capital turístico do Mercosul já teve certa aura provinciana, isso faz parte do passado, já que a cidade realmente se abriu para as novidades e inovações.

Outro ponto de absoluto destaque do evento foi a constatação de que as mulheres estão assumindo de forma exponencial o protagonismo dentro do semento de luxo. Refletindo uma realidade internacional, na qual o número de mulheres no comando de organizações de luxo só mostra crescimento, o alcance feminino no setor é uma realidade e as convidadas mostraram isso através de seus depoimentos.

A cidade de Florianópolis é conhecida como a Ilha da Magia e foi realmente encantadora a certeza de que o mercado de alto padrão nacional está se descentralizando e, acima de tudo, oportunizando de forma concreta o crescimento dos profissionais e o amadurecimento do público consumidor. Que nos próximos anos os novos destinos do mercado de luxo brasileiro se consolidem em todas as regiões do país.

Crédito da imagem: Ponte Hercílio Luz (autor: Ricardo Junior).

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