Os novos caminhos e direções do mercado de luxo

“Quero assegurar que a Versace permanecerá italiana, Made in Italy e que manterá a atitude glamourosa, ousada e inclusiva que fez com que todos a amassem. Isso é apenas o começo de uma empolgante nova aventura que espero que vocês vivam junto comigo”.

Foi com essas palavras que Donatella Versace comentou a notícia publicada na semana passada de que a marca norte-americana Michael Kors assumiu o controle acionário da grife fundada por Gianni Versace em 1978. O negócio, estimado em mais de 8,9 bilhões de reais, sem sombra de dúvidas, marca o fim de uma era no universo fashion e aponta para novos caminhos e direções, estabelecendo o início de um novo tempo e servindo de lição e exemplo para todas as empresas do setor.

Novo tempo esse que enfatiza ainda amis o valor dos grandes conglomerados do setor. Não é novidade que o grupo LVMH, dono de marcas como Louis Vuitton e Moët & Chandon é a principal organização de luxo do mundo. A sua ampla variedade de marcas e os resultados positivos que se sucedem ano a ano fazem do LVMH o mais prestigiado ícone do setor de luxo mundial.

A Michael Kors, com a recente aquisição da Versace, encaminha passos amplos para se consolidar nesse território. Embora a essência italiana da marca deva realmente permanecer, conforme assegurou Donatella, a grife passa a ser administrada por um padrão de gestão Made in USA e isso, certamente, promoverá mudanças significativas no modelo de negócio da Versace.

Essa disruptura em sua história, também põe fim ao fato da marca, desde sua origem, ser administrada pela família. Se a tragédia sempre acompanhou a saga da família Versace, o talento e a criatividade também sempre estiveram ao seu lado contribuindo para fazer da grife um símbolo da moda contemporânea.

Não há dúvidas que a negociação envolveu muito dinheiro. Entretanto, como todos sabem, fazer sucesso no mercado de luxo vai muito além do retorno financeiro. Se o futuro será brilhante para a Versace, assim com foi o seu passado, só o futuro dirá.

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