Os caminhos do mercado de luxo em 2018

01

O ano que se encerra foi marcante para a economia mundial, entretanto não da maneira pretendida pelos empresários e ansiada pelos consumidores. A instabilidade econômica foi uma sombra presente durante todo o período e impactou os mais diversos mercados.

Por isso, não é tarefa das mais fáceis prever os desdobramentos e encaminhamentos do segmento de alto padrão para 2018. Dessa forma, uma ferramenta de grande utilidade para compor o cenário futuro são os estudos e pesquisas já realizadas durante esse ano.

Um relatório recentemente divulgado pelo Euromonitor revela que produtos ligados a categorias como estilo de vida e experiências estão entre os mais cotados para apresentar bons resultados. Ou seja, o recado do consumidor é claro: os bens de alto padrão não podem mais se resumir unicamente em si mesmo, eles precisam apresentar algo mais, proporcionar aos clientes um valor que vá além do preço monetário.

Nessa tendência de valorizar as experiências, outro estudo chamado State of Fashion 2018, desenvolvido pelo portal The Business of Fashion identificou que a personalização é a principal tendência para o próximo ano. Segundo o relatório, somente entre o público norte-americano, mais de 70% dos consumidores esperam adquirir produtos e serviços que contem com algum processo de customização em sua produção.

Analisando esses dois estudos é possível perceber claramente que, nos tempos atuais, o conceito de luxo realmente se consolidou com base na experiência. É evidente que uma grande marca tem e terá sempre seu valor, mais oferece ao público sensações que ultrapassem a aquisição em si será fundamental para o sucesso no setor.

Outra característica que já é evidente na atualidade e deve ganhar ainda mais força no futuro é a utilização dos smartphones como ferramentas de pesquisa e compra de produtos. Conforme um relatório produzido pela BoF/MicKinsey, as transações móveis deverão atingir valores recordes em todo o mundo e o Instagram se destacada como a mídia social preferida pelos compradores online.

O começo de um novo ano é o tempo ideal para rever conceitos e encontrar caminhos alternativos para o crescimento. E nesse cenário, utilizar as pesquisas de mercado pode ser uma ferramenta estratégica para o sucesso.

Crédito da imagem: Reprodução.

Leave a Reply

Your email address will not be published.