ONDM 2018 e a experiência de compartilhar conhecimento no segmento de moda

Na semana passada, mais especificamente entre os dias 19 e 21 de setembro, aconteceu em Camboriú, cidade localizada no litoral norte de Santa Catarina, a quarta edição do evento O Negócio da Moda. Já consolidada como uma das principais iniciativas ligada ao segmento fashion brasileiro, o ONDM 2018 foi muito mais do que um espaço para o intercâmbio de informações e o fomento de novos negócios, foi um verdadeiro palco no qual o compartilhamento de conhecimento foi o grande protagonista.

Durante os três dias do evento, os mais diversos assuntos relacionados à cadeia produtiva do setor de moda foram abordados por profissionais que são referência em seus segmentos. Sustentabilidade social e ambiental, estratégias de marketing, ferramentas para a construção de marcas de valor, gestão de negócios e como fazer sucesso através do e-commerce foram alguns dos temas debatidos no evento.

Na quarta-feira, 20 de setembro, tive o privilégio e a oportunidade de ministrar a palestra O Mercado de Luxo Entre o Sonho e a Realidade. Privilégio porque foi inspirador destacar como o setor de luxo possui ligações diretas com o universo da moda e enfatizar que a compreensão dessas relações é fundamental para o sucesso no setor. E oportunidade porque sempre defendi a ideia de que a capacitação é essencial no setor de alto padrão e ter chance de transmitir conhecimentos práticos e teóricos acumulados durante minha trajetória profissional foi uma grande felicidade.

No conteúdo apresentado durante a palestra, refleti sobre as estratégias adotadas pelas principais grifes de moda do mundo para obter sucesso comercial e ampliar ainda mais o seu valor como marca. Do uso ostensivo das relações públicas aos investimentos em extensões de marcas, muitas são as ações desenvolvidas pelas grifes de moda no sentido de se conectarem ainda mais com seus clientes e, consecutivamente, aumentares suas receitas em vendas.

Eventos como o ONDM são absolutamente essenciais para o desenvolvimento dos negócios, especialmente em um país como o Brasil no qual o conhecimento técnico e especializado, infelizmente, não está ao alcance de todos. O consumidor brasileiro é apaixonado por moda e nada melhor do que fortalecer o setor através do encontro de profissionais da área e a troca de informações e conhecimento.

A edição 2018 do ONDM chegou ao fim no último dia 21 de setembro, mas seus reflexos, sem sombra de dúvidas, continuarão presentes no mercado brasileiro por muito e muito tempo. Que a próxima edição não tarde a chegar.

Confira, abaixo, a íntegra da palestra O Mercado de Luxo Entre o Sonho e a Realidade.

Imagem: Ivan Jasper, criador do ONDM, e Manu Berger. Crédito: Vivianne Melo.

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