O valor da capacitação no mercado de luxo

O ano passado não foi muito positivo para a economia brasileira. Por isso, crescem as expectativas para que 2018 seja melhor em todos os sentidos. E para que isso ocorra é necessária a união dos esforços das empresas, dos consumidores e, é claro, dos profissionais.

Nesse cenário de esperança e otimismo, é fundamental ressaltar a importância que a capacitação tem nas questões diretamente ligadas ao bom desempenho das organizações e, também, no que tange a satisfação pessoal e o crescimento profissional dos indivíduos.

Na última semana, entre os dias 29 de janeiro e dois de fevereiro, tive a oportunidade de ministrar um curso sobre o mercado de luxo no centro de ensino Belas Artes e o resultado foi verdadeiramente emocionante. Foi muito importante perceber que cresce cada vez mais o número de pessoas interessadas em ampliar seu nível de conhecimento e, dessa forma, assumir uma postura mais competitiva no mercado de trabalho.

O valor da capacitação para um mercado como é brasileiro é gigante, basta analisarmos que segundo um estudo publicado no ano passado pela Fundação Dom Cabral, que buscava identificar quais as dificuldades na contratação de profissionais, para 47,3% das empresas nacionais o maior problema não se referia à falta de experiência e, sim, a falta de qualificação de quem buscava uma vaga.

É certo que as empresas possuem sua parcela de culpa nesse processo, pois, em função de um mercado estagnado, muitos investimentos na área de capacitação foram adiados ou mesmo suspensos.

Entretanto, para o profissional que quer crescer, e mais precisamente para quem atua no mercado de alto padrão, os treinamentos e cursos de capacitação são essenciais para evoluir na carreira ou para manter a posição já conquistada.

Para quem ainda pensa que um curso direcionado a ampliar as habilidades dos profissionais se prende na teoria e se esquece da prática, minha experiência na última semana comprova que isso está longe da realidade. Através da abordagem de exemplos conhecidos e impactantes das mais importantes marcas de luxo da atualidade e de um diálogo aberto com os alunos, foi possível desenvolver um treinamento que, de fato, aumentou o nível de conhecimento dos participantes e promoveu a ampliação de seus horizontes profissionais.

O filósofo chinês Confúncio afirmou, certa vez, que a “essência do conhecimento consiste em aplicá-lo, uma vez possuído”. De forma geral, essa é a ideia chave dos cursos capacitação: dotar o aluno de conhecimentos atualizados e estratégicos para que ele possa utilizá-lo de forma prática e eficiente em sua vida pessoal e profissional.

Crédito da imagem: Reprodução.

Leave a Reply

Your email address will not be published.