O sucesso dos microempreendedores do luxo

1

A democratização do luxo é, sem sombra de dúvidas, uma das características que vem se consolidando com mais força no mercado de alto padrão. Se ela serve para o público consumidor, por meio da entrada de novos grupos de clientes, ela também pode ser aplicada na geração de negócios através do número continuamente crescente de empresas que têm como foco principal o segmento premium.

Entre essas empresas, no cenário brasileiro os pequenos e microempreendedores do setor de luxo estão se destacando e criando negócios amplamente lucrativos e que atendem de forma precisa as necessidades cada vez mais específicas dos clientes.

O sucesso dos pequenos empresários vem repercutindo de forma tão positiva que, no último dia 19 de março, o tema foi assunto de uma reportagem publicada no site do jornal Folha de São Paulo. De acordo com a matéria, o “o mercado de luxo é dos pequenos”, já que as organizações de porte mais reduzido, justamente por não se tratarem de grandes conglomerados organizacionais, tem a capacidade de realizar um atendimento diferenciado e muito mais personalizado aos seus clientes.

De forma prática, isso também pode ser facilmente observável. Da mesma forma que frequentar um restaurante famoso, daqueles que precisam de reserva antecipada, é uma experiência interessante, curtir um ambiente mais intimista, mais reservado, em que o tratamento é muito mais pessoal também tem o seu valor.

Para os empreendedores que tem a intenção de entrar no mercado de alto padrão, um pequeno negócio pode gerar um grande resultado. Uma pequena loja especializada em vinhos, por exemplo, além de atender seus clientes com muito mais dedicação, pode ampliar seus negócios através da criação de cursos ou de eventos de degustação da bebida. A relação mais próxima com os clientes, certamente, é um fator altamente positivo para movimentar ainda mais os negócios.

Ainda conforme a matéria, o mercado de luxo movimentou no último ano 3,3 trilhões de reais. Fazer parte desse resultado expressivo pode ser um grande negócio, mesmo que a empresa seja pequena.

Crédito da imagem: Reprodução.

Leave a Reply

Your email address will not be published.