O mercado de luxo na expectativa de crescimento

Na última terça-feira, 16 de janeiro, publicamos aqui no Terapia do Luxo uma matéria que destacava a pesquisa recentemente divulgada pelo Euromonitor sobre o mercado de luxo no Brasil.

Entre os resultados detectados pelo estudo, estava a constatação de que o segmento de alto padrão no país sofreu uma retração de 8,5% em 2017. O ano passado, realmente, não foi positivo para os mais diversos nichos mercadológicos. A instabilidade política aliada à crise econômica fez os consumidores apertarem o freio e as empresas diminuírem seus investimentos.

Embora com menos ênfase do que em grande parte dos segmentos econômicos, o setor de luxo sentiu a queda e entre os principais produtos que contribuíram para esse quadro estavam os carros de alto padrão e as bebidas premium.

Mesmo que à primeira vista os resultados não sejam muito animadores, nunca é demais lembrar que em comparação a 2016 houve um crescimento real do mercado e a perspectiva do Euromonitor é que o panorama de evolução se mantenha nos próximos anos.

A primeira metade desta década foi marcada por um crescimento progressivo do mercado de luxo. Os índices de aumento se ampliavam ano e ano e, de certa forma, tanto o mercado quanto os clientes de produtos premium se habituaram a esse cenário.

A recente evolução econômica brasileira, e mundial, fez com que esse cenário positivo fosse abalado e se é correto afirmar que o mercado de alto padrão sofre menos impacto com as crises econômicas, também é adequado pensar que ele é impactado sim.

Ainda de acordo com os dados da pesquisa do Euromonitor, o setor deve apresentar um crescimento na ordem de 2,5% em 2018 e tanto as marcas quanto seus clientes acreditam no aquecimento do mercado.

No Brasil, o setor de alto padrão se consolida cada vez mais como um importante vetor de desenvolvimento, com grande capacidade de gerar empregos, rendas e contribuir para o progresso econômico. Vamos esperar que no final deste ano, as tradicionais celebrações possam ser feitas com ainda mais entusiasmo e comemorarem os resultados de um ótimo e luxuoso ano.

Crédito das imagens: Reprodução.

Leave a Reply

Your email address will not be published.