O mercado de luxo em 2017

postagem-01

Embora alguns analistas estejam receosos em acreditar na volta do crescimento econômico no ano que vem e algumas das mais importantes marcas do mundo ainda estejam com o sinal de alerta ligado, a expectativa geral é que o mercado de luxo retome patamares melhores em 2017.

E para os profissionais e empresas que atuam no setor, informações são fundamentais para aumentar ainda mais a possibilidade de crescimento. Por isso, o site TrendWatching, especializado em observar os rumos do mercado mundial, fez uma relação com cinco tendências que devem se consolidar a partir do próximo ano.

A primeira delas, como não poderia deixar de ser, está diretamente ligada com a tecnologia. É cada vez mais comum a realização de compras online e sabendo da importância da preservação dos dados pessoais, os clientes buscam segurança e tranquilidade no momento de suas operações. O aplicativo Bvlgari Vault, da famosa marca de joias, foi criado para proporcionar aos compradores o máximo de segurança.

Em seguida, foi detectada uma crescente busca pelo eu próprio, ou seja, para um luxo voltado para a personalização dos desejos pessoais. Assim, é tarefa das marcas é entender essa nova realidade e encontrar formas de atender as expectativas únicas e particulares de seus consumidores.

Outra tendência que o site aponta é consolidação dos clientes em culpa. A ideia é que os consumidores de luxo possam usufruir de seus bens de forma que lhes convém e, ao mesmo tempo, ainda contribuir com causas ligadas à sociedade. Sustentabilidade, assim, deixa de ser um conceito para se tornar uma ação prática.

O surgimento de novos modelos demográficos também deve impactar o mercado de alto padrão a partir do próximo ano. Definições simples como localização, renda ou gênero ficaram definitivamente no passado, as marcas cada vez mais buscam desenvolver indicadores que classifiquem seus clientes e evidencie o posicionamento das marcas.

E por fim, mas não menos importante, está o que o site define como extravagância, ou seja, um padrão de comportamento que valoriza a liberdade total de escolhas e a busca pela exclusividade. Nesse sentido, é possível, por exemplo, pedir um táxi em alguns países e exigir que o carro seja uma Ferrari ou uma Lamborghini. Outro ponto que identifica essa realidade é o aumento da procura por voos e jatos particulares.

Prever o futuro não é tarefa fácil, por isso, mais do que nunca, o conhecimento pode ser fundamental para fazer um novo ano ainda mais positivo e luxuoso.

Crédito da imagem: Reprodução.

Leave a Reply

Your email address will not be published.