O mercado de luxo como alavanca para o desenvolvimento

1

Recentemente, ao responder uma entrevista a um veículo de comunicação brasileiro, me deparei com uma pergunta bastante interessante: se era estranho falar em luxo em um país que já atravessava uma instabilidade econômica e política há bastante tempo como o Brasil?

Na realidade, achei a pergunta bastante oportuna, pois dá margem a um importante debate sobre o setor em nosso país. O primeiro aspecto a ser levado em consideração, é que o setor de alto padrão movimenta milhões de dólares no mundo inteiro. Há regiões e até mesmo cidades que tem neste nicho de mercado sua principal fonte de renda.

Além disso, o mercado de luxo é responsável pela geração de milhares de postos de trabalho em todo o mundo, e no Brasil essa realidade não é diferente. Outro detalhe, é que os empregos dessa área têm como característica salários mais elevados e a necessidade de qualificação o que, nos dias de hoje, são dois importantes diferenciais competitivos.

Por isso, é extremamente oportuno falar sobre esse mercado num cenário de instabilidade como o que ainda vivemos no Brasil. O setor de luxo é amplo e plural e permite a criação de negócios das mais variadas natureza. Da gastronomia ao turismo, ou do segmento de beleza ao comércio varejista, todos os nichos de mercado recebem de braços abertos os projetos que visam atingir o público de alta renda.

Ainda é importante citar que o setor de luxo pode ser utilizado pelos empresários já estabelecidos como uma alavanca de crescimento. Se, por exemplo, um empresário já está estabilizado no segmento de restaurantes, ele pode ampliar seu mercado atuando também com o setor gastronômico de luxo.

O setor de alto padrão de forma individual não é capaz de levantar a economia. Entretanto, com os investimentos certos e o entendimento do mercado, é possível que os empresários do país possam lucrar ainda mais com esse setor e contribuir significativamente para o desenvolvimento do Brasil.

Crédito da imagem: Reprodução.

Leave a Reply

Your email address will not be published.