O maior mercado do mundo

01

O potencial do mercado chinês não é uma novidade recente. Afinal de contas, não é de hoje que o grande contingente populacional do país aliado a uma economia que insiste em crescer mesmo em tempos de instabilidade faz da nação um dos mercados mais atraentes do mundo.

Para as marcas que atuam no segmento de alto padrão uma certeza torna-se cada vez mais cristalina: a China também é o maior mercado do mundo para os produtos e serviços de luxo.

E um bom exemplo é o segmento automotivo. De acordo com os resultados de vendas divulgados, somente no ano passado foram vendidos no país praticamente 24 milhões de automóveis de passeio. O número é realmente impressionante e vale destacar ainda que 57% desse total são de modelos fabricados em outros países e, acima de tudo, uma grande parcela é de carros de luxo.

Em 2016, montadoras como a Maserati, a McLaren e a Porsche bateram seus recordes de vendas no país. A Lamborghini, por sua vez, teve um crescimento de 50% em relação a 2013 e a Bentley já tem encomendas que praticamente superam sua capacidade de produção.

O mercado de automóveis de luxo na China apresenta uma história recente bastante curiosa. Após diversas medidas econômicas e políticas do governo, as vendas da categoria caíram bastante. Mas, nos últimos anos, os números vêm crescendo continuamente e mostrando que o luxo em quatro rodas é uma verdadeira paixão dos chineses.

Também não é de hoje que o Terapia do Luxo acompanha o crescimento deste mercado. Já em 2015 publicávamos matérias sobre o tema e, no último dia seis de abril, foi ao ar um texto que identificava o crescimento das vendas de marcas como Moncler, Louis Vuitton e Gucci no território chinês.

A força do mercado chinês é uma realidade que deve se consolidar nos próximos anos. As mais importantes marcas de luxo do planeta tem o desafio de entender as particularidades deste mercado e, sem abrir mão da atuação nos outros países, investir fortemente para agradar aos cada vez mais exigentes consumidores chineses.

Leave a Reply

Your email address will not be published.