O luxo não mora aqui…

Perdi o afeto que tinha por objetos. Eles me servem para quê mesmo? Nem mesmo me lembro quais motivos me levaram um dia a comprar coisas que hoje considero ridículas, dispensáveis. Entrei em uma loja de luxo num hotel igualmente luxuoso e tudo que vi foram quinquilharias vendidas a preço de ouro, funcionários cabisbaixos e uma gerente histérica ao telefone. A loja tinha duas partes. Masculina e feminina. Na parte masculina, clima mais ameno. Dois homens olhando atentivamente alguma peças na arara dos descontos. Tudo com 50%. Para eles, creio eu, tanto faz. Tanto faz tudo. As roupas, a loja, os preços, o hotel, o calor de 40 graus que nos torra do lado de fora.

Zumbis. Já foram gente? Nem sabem. Pouco importa.  Ela, a gerente, faz que não me vê. Eu entro na parte feminina. Ela fala alto ao telefone, como se não estivesse dentro de uma loja. Pior. Não dá a mínima. Clientes-cachorros-ratos,  todos iguais. Talvez pelos animais ela apresente mais afeto e respeito. 99,99 % de chance. Se existe sentimento positivo é por eles. E ratos são símbolo de fartura na visão de um país que já passou por grandes batalhas e conhece a miséria atavicamente. Por mim e pelos outros, uma profunda e abrupta rejeição. Ela odeia sua vida. Pensei. Ou odeia a vida. Ou odeia aquele falso luxo que a aprisiona. Os cabelos são loiros e longos. Ela é madura. Mais de 60, talvez. Velha? Nunca ficará, embora tenha a aparência de estar morta. Podia ser bela, mas é feia, como tudo que está à mostra naquela boutique. Batemos a porta e partimos. O luxo não mora ali. Ele não tem aquele preço, não daquele jeito. Nunca naquele lugar. Dèsolèe. Paris, julho, 2015.

Todas as fotos com crédito para Ana Clara Garmendia ( exclusivas. Não podem ser reproduzidas por outros sites)

Mas mora aqui…

Ok, esse não é um texto de destruição de luxo e de Paris, é apenas mais uma reflexão. E o luxo mora onde então?

Em muitos lugares e momentos, baby… Como por exemplo:

unnamed (83)

Em Claudia

Era dia de desfile de alta-costura do inverno 2016 aqui em Paris. O Palais de Chaillot (um misto de museu onde também se fazem festas e desfiles) recebia os convidados para o desfile de Armani Privé, uma linha mais especial da Armani. Do lado de fora do desfile, um formigueiro de gente. Fotógrafos se acotovelam. Um deles se aproxima e diz: “olha quem está aqui do nosso lado e os outros não a vêem”. Ela, a grande atriz Claudia Cardinale. Ao lado de toda a folia, Claudia estava lá, quase sozinha, do alto de sua idade. Um prazer viver cenas como essas. Viver no altar da divindade hoje é ter os pés bem no chão.

 

unnamed (84)

Em alguém que ama Amy

Daí estou nessa correria de ir para um desfile e outro, mas cruzo com essa moça na rua. Exatamente vestida como Amy Winehouse se vestia. Atrás de onde a vi, um cartaz do documentário sobre a vida da cantora, tragicamente morta em 2011. Já visto em Cannes, Amy é de Asif Kapadia, o mesmo autor que realizou um documentário sobre Airton Senna. O momento do meu encontro com a moça e o cartaz lá atrás foi uma coincidência. Ela estava linda.  Passou por mim primeiro, pensei: perdi a foto! Corri. Sorri e conversei um pouco. Expliquei meu trabalho e claro, mostrei a foto. Era uma fã, claro!  Ela simplesmente se deixou fotografar. Ganhei meu dia. Foi meu luxo. Também sou fã da grande AMY.

O filme? Vou ver assim que puder:

unnamed (85)

E mora na moda…

Sim, nas ruas, no entra e sai dos desfiles, tem muito luxo. Andar facilmente com tudo que está na moda bem colocado? Belo de ver e aprender. Foca bem na imagem. É moda pura e das boas.

unnamed (86)

Et aussi… Belle pour toujour

Catherine Deneuve no desfile de alta-costura de Jean Paul Gautier. Linda como sempre e sabe por quê? Por ser exatamente ela, apenas ela, simplesmente ela. Não precisa de mais. Já é o luxo em si. Portrait by me.

Curta a Catherine no filme de Buñuel que a consagrou mundialmente e fez dela um mito de beleza e sensualidade:

 

Bisous

Mês que vem tem mais!

One Response

  1. Chrystian Sobania

    Muito TOP. Ana entende do assunto e transmite bem sobre o que escreve.

    Chrystian

    Responder

Leave a Reply

Your email address will not be published.