O luxo muito acima do eixo

1

O mercado de luxo no Brasil ainda é muito recente. As principais marcas do segmento de alto padrão começaram a desembarcar no território brasileiro há poucas décadas. Ao passear em um shopping e ver o grande número de grifes que englobam setores que vão da moda à relojoaria, é difícil imaginar que essa realidade ainda seja uma novidade em muitos lugares.

Por isso, é natural que ao pensar no mercado de luxo, ainda venha à mente Rio de Janeiro e São Paulo. Afinal de contas, grande parte das realizações dos principais segmentos acaba se multiplicando de forma muito mais rápida nesses dois destinos. Mas, o setor de alto padrão ganha cada vez mais pluralidade e capilaridade no Brasil inteiro e a cidade de Recife é um bom exemplo do crescimento do segmento muito acima do eixo Rio-São Paulo.

E é no setor turístico que a relação da capital pernambucana com o setor premium se torna ainda mais próxima. A cidade possui atrações históricas que encantam visitantes do mundo inteiro e suas praias e balneários atraem turistas nacionais e estrangeiros. Além disso, a gastronomia de alto padrão é destaque na cidade, com muitos restaurantes comandados por chefs que privilegiam as receitas tradicionais e os ingredientes da região.

A Copa do Mundo realizada no Brasil no ano de 2014 deixou importantes marcas no turismo de Recife. Diversos hotéis passaram por reformas que aumentaram o padrão de qualidade e, por conseguinte, o percentual de ocupação de seus quartos.

RioMar Shopping: um dos maiores empreendimentos do nordeste brasileiro

RioMar Shopping: um dos maiores empreendimentos do nordeste brasileiro

Dentro do aspecto de compras de luxo, a cidade também se destaca como um das mais importantes do nordeste brasileiro. Para se ter uma ideia do potencial recifense para esse mercado, a capital pernambucana abriga uma loja exclusiva da marca Porsche. O endereço, além de ser o primeiro da tradicional marca alemã no nordeste, é somente a sétima loja em todo o Brasil.

No setor de varejo, um dos destaques é o RioMar Shopping, considerado um dos maiores empreendimentos comerciais de toda a região Nordeste. Embora não seja um centro de compras especializado no setor premium, o Shopping se tornou endereço de algumas das mais icônicas marcas do luxo mundial como Dolce & Gabbana, Burberry e Empório Armani.

Uma das características contemporâneas do mercado de luxo é a sua democratização, ou seja, a capacidade de atender diversos públicos em diversos destinos. Essa capacidade aliada a uma disponibilidade natural em agradar moradores e visitantes faz de Recife uma das cidades cuja potencialidade deu lugar à realidade de um amplo e significativo mercado de luxo.

Crédito das imagens: Reprodução.

Leave a Reply

Your email address will not be published.