O luxo e o carnaval

Party.Masquerade. Beautiful Girl in a Carnival mask over Holiday

O carnaval é o maior espetáculo da Terra e, embora o mundo inteiro celebre a folia, é no Brasil que a festa assume uma dimensão quase épica, uma verdadeira apoteose de sonhos, desejos e fantasias. A popularidade do reinado de Momo é antiga e deriva das comemorações em que se festejavam as grandes colheitas e louvavam-se as divindades. Na Antiguidade, uma carruagem na qual as pessoas desfilavam pelas cidades conhecida como carro naval pode ser considerado como o ancestral dos belíssimos e atuais carros alegóricos.

Não seria de estranhar que a mesma centelha de inspiração responsável pela criação da festa mais famosa do planeta fosse a mesma que inspirou os artesãos a confeccionarem as primeiras peças de luxo. Afinal de contas, as semelhanças entre a festa protagonizada pela felicidade e o desejado universo do luxo são muitas.

A união mais evidente entre o luxo e o carnaval acontece há centenas de anos nas ruas de Veneza. De acordo com o site Best Prime “ícone emblemático em todo o mundo pelas suas belíssimas máscaras, o Carnaval de Veneza mantém o charme, o luxo e a tradição ao longo dos séculos”. É impossível não se deslumbrar com o mar de gente usando máscaras de rara beleza e charme. A importância das máscaras que fazem o luxo do carnaval veneziano é tão grande que existem milhares de produtores que, todos os anos, mergulham no poço da criatividade e apresentam peças únicas aos foliões do mundo inteiro que visitam a cidade para acompanhar a festa.

Embarcando no expresso da alegria, deixamos Veneza com suas máscaras icônicas e desembarcamos no Rio de Janeiro, cidade em que poucos são os adjetivos capazes de nomear a dimensão da festa de carnaval e a importância que a folia tem para o país. O desfile das escolas de samba na Marquês de Sapucaí é um deleite visual tamanha a quantidade e diversidade de cores, estilos, padrões e formas. As fantasias, algumas custando milhares de reais, e os carros alegóricos, compõem um cenário em que os sonhos, realmente, podem se tornar realidade. Basta acompanhar a imprensa, nos dias da festa, para perceber quantas vezes a palavra luxo é utilizado durante os desfiles. E motivos não faltam para isso, já que o luxo é um dos ingredientes indispensáveis que fazem da mistura do carnaval brasileiro uma festa que, todos os anos, atrai turistas do mundo inteiro.

Do ponto de vista econômico, o carnaval também é um verdadeiro sucesso. A atividade turística ganha um impulso enorme e segmentos como a hotelaria e a gastronomia comemoram um dos momentos mais positivos do ano. O próprio turismo de luxo ganha incremento, uma vez que turistas com alto poder aquisitivo, do mundo inteiro, chegam ao Brasil para desfrutar do verão e, é claro, curtir o momento em que o Rei Momo é quem comanda o país. Além disso, vale lembrar que algumas das mais importantes marcas que atuam no país utilizam o carnaval como uma vitrine aberta. É incontável o número de pessoas que, durante a folia, são expostas às marcas e aos produtos, fazendo com que os espaços publicitários sejam valorizados e disputados.

E se o carnaval é um período em que a alegria dita as regras, nada melhor do que se divertir e, ainda, exercer a solidariedade. Essa, a menos, foi a proposta do Hotel Serra da Estrela, localizado em Campos do Jordão, ao organizar, neste ano, um almoço beneficente durante a folia em prol de uma organização que atua na área de proteção aos animais. Ou seja, os foliões recarregaram a energia e, simultaneamente, contribuíram com uma causa nobre. Se vivenciar o luxo é uma experiência marcante, ela fica ainda melhor com uma boa gastronomia e doses generosas de solidariedade.

Leave a Reply

Your email address will not be published.