O luxo além das experiências

01

No segundo semestre de 2012, durante sua passagem pelo Brasil, o filósofo Gilles Lipovetsky afirmou em uma entrevista que não havia “mais regras para o consumo do luxo, já que ele se traduz como uma expressão do individualismo. Cada um tem a sua ideia do que seja luxo. E é aí que entram as expressões culturais e as experiências singulares”.

Com essa ideia, muito mais do que destacar uma espécie de vale-tudo quando o assunto é o universo do alto padrão, o autor francês refletia que a personalização e a customização dos produtos e das experiências se firmariam como o grande diferencial do luxo moderno e apostar nessas experiências seria a forma das marcas e empresas de dialogar e conquistar seus clientes.

Desde então, as experiências confirmaram seu valor dentro do novo conceito de luxo e não seria exagero afirmar que em 2017 elas literalmente se elevaram de nível. No final do ano passado, como foi amplamente divulgado na imprensa, o cantor Pharrel Williams em parceria com a multinacional de conhaques Louis XIII gravou uma canção que será lançada somente daqui a um século. Com o apropriado título de 100 years, a música faz parte de uma campanha que tem por objetivo alertar a população mundial sobre os efeitos da destruição do meio ambiente. Como o próprio cantor afirmou “a música só será lançada se cuidarmos do planeta”.

Assim como é importante ressaltar o aspecto sustentável da campanha, cujo objetivo é debater o futuro do planeta, é inegável o potencial da iniciativa enquanto ação de marketing, uma vez que o assunto foi tema de reportagens e publicações em todo mundo.

Entretanto, muito além desses dois aspectos centrais, a parceria de Pharrel Williams com a marca Louis XIII consolida definitivamente a ideia da experiência como elemento fundamental dos bens de luxo. Unindo a modernidade de um ídolo pop, com uma bebida clássica e tendo como pano de fundo o futuro do planeta, a ação elevou a novos níveis a ideia de proporcionar aos clientes não apenas um produto de qualidade e sim uma vivência única e valorosa.

Leave a Reply

Your email address will not be published.