O conhecimento profissional em destaque

01

Depois de conquistar o público com suas premiadas safras, os Vinhos do Alentejo estão de volta ao Brasil neste mês. Com presença confirmada em São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Brasília e Recife, a Comissão Vitivinícola Regional Alentejana, organismo que certifica e promove os vinhos da região, visita as cinco capitais para apresentar aos brasileiros o melhor do terroir português em território nacional por meio de três grandes ações: o concurso O Melhor Sommelier Vinhos do Alentejo no Brasil, a 5ª Prova Anual dos Vinhos do Alentejo e a Happy Hour Enogastronômica.

A região do Alentejo é líder do mercado português de vinhos e detém 46,4% em volume e 45% em termos de valor. O Brasil é o segundo principal mercado importador dos vinhos alentejanos no mundo, com um total superior a 3,6 milhões de garrafas por ano.

“O público brasileiro tem se tornado um grande apreciador dos vinhos alentejanos. De acordo com o nosso último levantamento, as importações têm aumentado em mais de 20%. Nosso objetivo por meio destas ações, é reforçar a notoriedade de nossos vinhos no país que ocupa a segunda posição no ranking de exportações de vinho certificado para a mesa dos brasileiros” afirma Maria Amélia Vaz da Silva, do departamento de Marketing da Comissão Vitivinícola Regional Alentejana

Entre os dias 12 e 22 de setembro, as atenção ficam voltadas ao conhecimento profissional através do concurso O Melhor Sommelier do Brasil que acontece nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba e Brasília. O objetivo da premiação é nomear o novo embaixador dos vinhos do Alentejo no país.

Além de participar de uma formação dirigida por um especialista, que explicará os conceitos-chave da região lusitana – incluindo história, terroir, produtores e perfil dos vinhos -, os concorrentes disputarão a prova com vinhos alentejanos, culminando em um teste escrito de caráter classificatório. Em cada seletiva regional, dois finalistas serão premiados com uma viagem à região do Alentejo, em Portugal, onde terão a oportunidade de conhecer a região e alguns dos produtores alentejanos.

Na grande final, no Alentejo, os brasileiros participarão de uma prova prática com o objetivo de apurar os conhecimentos de cada sommelier sobre a região vitivinícola alentejana, as castas e os vinhos, para a escolha do grande vencedor.

Crédito da  imagem: Reprodução.

Leave a Reply

Your email address will not be published.