O componente humano no mercado de alto padrão

Postagem de sábado

A tecnologia é uma parte fundamental da indústria de alto padrão. Das requintadas peças e acessórios que há centenas de anos estão presentes no cotidiano das pessoas, como os relógios e as bolsas, às inovações mais recentes como os tablets ou os smartphones, o desenvolvimento técnico é uma ferramenta necessária e vital para o sucesso corporativo.

Essa dependência tecnológica, em linhas gerais, ajuda a explicar porque, às vezes é relegado a uma espécie de papel coadjuvante no segmento um elemento absolutamente essencial a toda cadeia produtiva de bens e serviços premium: o componente humano.

O papel dos profissionais que atuam no setor de luxo é fundamental para o sucesso de qualquer empresa ou marca que atua neste nicho de mercado. Afinal de contas, não adianta nada a criação de um produto revolucionário e inovador se aqueles que vão apresentar esse produto aos clientes não possuam as informações ou a capacidade necessária para tal tarefa.

De forma mais acentuada do que em muitos outros setores econômicos, no mercado de luxo os profissionais que atuam na linha frente ou na gestão estratégica dos negócios possuem um papel significativo no resultado final das companhias. Dessa forma, uma gestão mais sensível, que entenda e atenda as necessidades desses profissionais e, literalmente, ultrapasse as barreiras corporativas para atingir a dimensão humana é essencial na busca do comprometimento por bons resultados.

Se a humanização das ações e personalização do atendimento potencializa ainda mais o prazer no momento da aquisição de um bem ou serviço, é possível analisar que a valorização do componente humano também agrega valor à rotina do profissional encarregado de suas atividades.

Uma pergunta que alguns gestores da área ainda se fazem é se a humanização das relações é uma estratégia necessária para vencer ou para vender. O mais correto é pensar que ações dessa natureza contribuem para ambos os resultados e, acima de tudo, dignificam ainda mais um mercado ligado a desejos e aspirações superiores.

Crédito da imagem: Reprodução.

Leave a Reply

Your email address will not be published.