Muito além do sabor

1

O vinho está presente na história da humanidade há milhares de anos. Nas civilizações antigas, existiam deuses destinados a bebida. Atualmente, no mundo inteiro, o consumo de vinho é responsável pelo desenvolvimento econômico de diversos países.

Mas, apesar da dimensão continental do Brasil, o consumo de vinho entre os brasileiros fica muito abaixo de outros países. Entretanto, é clara a democratização da bebida através de cursos cada vez mais abundantes sobre o tema e o aumento gradual do consumo.

Esse interesse pela bebida também fez aumentar o interesse em ter em casa uma adega.  De acordo com Bruno Garcia Athayde, arquiteto da Simonetto, “a procura por projetos com esses espaços vêm crescendo. Os móveis planejados são, sem dúvida, uma excelente opção, pois, em geral, quando idealizamos uma casa pensando no todo ajuda a solucionar diversas questões que surgem durante a execução da obra e possibilita ajustar ideias ao projeto, ao cômodo ou ao ambiente”, esclarece.

Para as adegas, o arquiteto explica que é preciso reservar um local para acomodar as garrafas e os utensílios para servir, como copos e abridores. Além de facilitar o manuseio da bebida, o espaço mantém a casa organizada e pode dar um toque de estilo à decoração.

Um aspecto que torna ainda maior o interesse pelas adegas é a possibilidade de adequar os projetos para as mais diversas circunstâncias. De forma geral, não é preciso um espaço muito grande, o mais importante é a vontade de ter em casa um ambiente específico para armazenar e degustar os vinhos.

Confira, abaixo, cinco recomendações para quem quer montar uma adega em sua casa e, no final da matéria, três adegas para você se inspirar.

- Se a questão de espaço for um problema, uma boa ideia é investir em uma adega climatizada. Assim, você poderá deixa-la em qualquer ambiente da casa.

- Procure um espaço arejado, mas com pouca luminosidade.

- Evite a montagem na cozinha, pois a mudança de temperatura não é bom para o armazenamento da bebida.

- Escolha sempre acessórios de qualidade como saca-rolhas, tampa para espumante, salva-vinho, decanter, aerador e corta-gotas.

- Para servir, escolha taças de cristal, pois, assim, você pode apreciar o vinho enquanto bebe e aproveitar a bebida muito além do sabor.

4

3

2

Crédito das imagens: Reprodução.

Leave a Reply

Your email address will not be published.