A moda muito além das tendências

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O segmento de moda é um dos mais expressivos dentro do setor de luxo. E já que a economia global vem apresentando sinais significativos de mudanças dentro dos padrões de consumo, nada mais natural que essas transformações também sejam percebidas no mundo das passarelas.

Recentemente, a edição Primavera-Verão 2017/2018 do relatório Google Fashion Trends comprova que o interesse dos consumidores vai muito além das tendências e dialoga diretamente com novas ideias como sustentabilidade e consumo consciente.

O estudo que é produzido utilizando como plataforma de dados as consultas realizadas no mais conhecido mecanismo de busca da internet indica que 86% das pessoas pesquisam atualmente muito mais do que faziam há dois anos antes de decidir pela compra e cerca de 64% dos compradores online visitam ao menos três sites especializados antes da decisão.

Essa constatação mostra que hoje em dia, de fato, é o cliente que tem o poder de decisão e resta as marcas e grifes investirem de forma cada vez mais concreta no relacionamento com os clientes para oferecem, além dos produtos, verdadeiras experiências de consumo.

Isso fica ainda mais evidente com outra informação divulgada pelo estudo: 46% dos clientes preferem ver os produtos em um vídeo ou em um contexto quando estão comprando moda e não apenas a foto do produto. Esse interesse comprova que investir em experiências e em diferenciais que ultrapassem apenas a questão da qualidade e do design pode ser uma ferramenta fundamental para o sucesso no mundo fashion.

Outro dado bastante relevador foi que a busca por marcas específicas cresceu menos do que a procura por produtos, ou seja, mais importante do que se restringir aos lançamentos de uma grife, os consumidores buscam alternativas que, realmente, atendam suas necessidades.

De forma geral, a conclusão após a análise completa dos dados divulgados na pesquisa indica que o mercado da moda passa por transformações e para fazer sucesso nessa indústria a gestão dos negócios requer um olhar 360 graus que englobe todas as etapas da cadeira produtiva e não apenas concentração de esforços no momento em que os holofotes estão ligados no alto das passarelas.

Crédito da imagem: Reprodução.

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