Moda, arte e história

01

“Em Marrocos, percebi que a variedade de cores que uso é a mesma que os zelliges, zouacs, djellabas e caftans. A ousadia que se vê no meu trabalho desde então, devo a este país, às suas harmonias energéticas, às suas combinações audaciosas, ao fervor da sua criatividade. Essa cultura tornou-se minha, mas não me contentava em só absorvê-la. Peguei, transformei e adaptei ela”.

Foram com essas palavras que o estilista Yves Saint Laurent descreveu a influência que a cidade de Marrakech teve ao longo do seu trabalho. E para eternizar definitivamente a relação entre um dos maiores criadores de moda da história e a icônica cidade localizada no Marrocos, foi oficialmente inaugurado o Musée Yves Saint Laurent Marrakech.

02

O museu que está localizado em um edifício com mais de quatro mil metros quadrados é dedicado ao trabalho do estilista e abriga parte da coleção pertencente à Fondation Pierre Bergé-Yves Saint Laurent.

Entre os destaques do projeto, há um espaço de exposição permanente que mostra a moda de Yves Saint Laurent. O museu também abriga um espaço de exposição temporário, com a primeira exposição dedicada ao pintor Jacques Majorelle, uma biblioteca de pesquisa com mais de seis mil volumes, um auditório com capacidade para 150 pessoas e um restaurante com livraria e terraço.

03

“Quando Yves Saint Laurent descobriu Marrakech pela primeira vez em 1966, a cidade o comoveu tanto que ele imediatamente decidiu comprar uma casa aqui e voltava regularmente. Parece perfeitamente natural, cinquenta anos depois, construir um museu dedicado ao seu trabalho, tão inspirado neste país”, ressaltou Pierre Bergé, cofundador da famosa casa de moda.

A abertura do museu em Marrakech acontece um mês após a abertura do museu,  que está localizado na antiga casa de moda de Yves Saint Laurent, na 5 Avenue Marceau. Estes dois novos museus atrairão entusiastas da moda e da arte, bem como um público mais amplo interessado em descobrir a moda revolucionária de Yves Saint Laurent e sua importância para a história do século XX.

Leave a Reply

Your email address will not be published.