As marcas de luxo e a questão social

01“Cada vez mais praticada por empresas de diversos segmentos, a responsabilidade social ganha relevância também no mercado do luxo. É um dos setores que mais dá importância à questão da sustentabilidade. Pela sua natureza, os produtos de luxo e marcas prestigiosas são, em geral, exclusivos, raros, com preço elevado e durabilidade maior se comparados a produtos mais simples, em geral com preço mais acessível, mas prazos de validade menores e com tendência a serem substituídos mais rapidamente. Nesse segmento, a responsabilidade social pode ser percebida em ações como uso de materiais ecológicos, programas beneficentes, engajamento em políticas de conscientização e, ainda, em eventos com renda revertida a entidades sociais.”

Dessa forma o jornalista Mílton Jung definiu com extrema precisão uma tendência que está tornando-se  comum entre as principais marcas de luxo do mundo: a preocupação com a responsabilidade social. Desenvolvendo projetos que englobam desde a preservação do meio ambiente ao patrocínio de iniciativas visando o aumento da qualidade de vida das populações mais carentes, as empresas que atuam no segmento de alto padrão investem cada vez mais em busca de um mundo melhor.

No Brasil, um dos grandes exemplos dessa tendência é a ZEISS, marca especializada na produção de lentes de alto padrão com mais de 170 anos de tradição e que é uma das principais parceiras dos Projetos Amazônicos – Catarata do Baixo Amazonas, uma das mais importantes ações voluntárias do segmento médico nacional.

A iniciativa possibilita o diagnóstico clínico e a realização de cirurgias oftalmológicas para os habitantes que moram em regiões localizadas no interior da Floresta Amazônica. Desde o início do projeto, na década de 1990, mais de 15 mil cirurgias oculares já foram realizadas, possibilitando uma melhoria real nas condições de visão dos pacientes.

E foi para ampliar esses benefícios que a ZEISS se tornou uma das principais parceiras dos Projetos Amazônicos. A responsabilidade social sempre teve importância fundamental na tradição da marca. O Grupo ZEISS tem implementado suas disposições sobre a responsabilidade social ancorados no Estatuto da Fundação há mais de 125 anos e entre as principais disposições estão a proteção ambiental e o compromisso social.

Para a marca, o empreendedorismo responsável significa realmente assumir responsabilidades sociais que vão muito além dos limites da empresa e que estabeleçam conexões reais com os mais diversos segmentos da sociedade.

Assim como a ZEISS é a responsável por alguns dos mais avançados equipamentos utilizados no diagnóstico clínico e nas cirurgias médicas realizadas no projeto, sem dúvidas, uma das principais razões do sucesso da inciativa é a qualidade dos profissionais envolvidos. Alguns dos mais renomados especialistas brasileiros no segmento oftálmico se uniram aos Projetos Amazônicos para levar saúde ocular a quem mais precisa.

Aliando profissionais de primeira grandeza e equipamentos de última geração, os Projetos Amazônicos – Catarata do Baixo Amazonas comprovam que investir na responsabilidade social é uma tendência que nunca sai de moda.

Crédito da imagem: Reprodução ZEISS.

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