As marcas além dos paradigmas

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Em uma entrevista publicada na imprensa brasileira no final do mês de outubro, Freddy Rabbat, CEO da Tag Heuer e da Swatch no Brasil, analisou de forma bastante atenciosa o segmento de relógios e, de forma ainda mais ampla, o mercado de luxo como um todo.

Uma das afirmações de Rabbat é que o “mercado de luxo sempre viu o e-commerce como um tabu”. Embora possa gerar certa discussão e até mesmo o surgimento de opiniões contrárias, a frase reflete a realidade. Afinal de contas, quantas empresas ou marcas de alto padrão podem ser consideradas referências quando o assunto é o e-commerce?

Outro detalhe importante nessa polêmica é que muitas organizações ainda tem dificuldade em transmitir para seus clientes valores como tradição, universalidade e excelência através das telas de computador ou por meio das redes sociais.

Entretanto, é certo que esse receio precisa cada vez mais ficar no passado para que as grifes de luxo possam, de fato, atingir seu público através do uso da tecnologia de forma a potencializar as experiências que os produtos têm a oferecer.

Para quem estuda o mercado premium, porém, uma frase de Freddy Rabbat possui significância ainda maior. Através de uma oportuna comparação, o executivo afirmou que a Swatch é a Havaianas dos relógios.

Se em uma primeira leitura a ideia baseia-se na tentativa de igualar a fabricante de relógios a uma das mais icônicas marcas da indústria têxtil brasileira, basta um olhar mais profundo para perceber qual o posicionamento que Rabbat pretende que a relojoaria por ele presidida assuma no país.

A marca Havaianas é um case de sucesso e há muito superou as barreias do luxo e da moda para se tornar uma peça atemporal e universal que faz sucesso no Brasil assim como em vários países do mundo. Comparar-se com a tradicional marca de sandálias é uma forma de afirmar que os clientes que buscam conforto, descontração, diversão e estão dispostos a romper com paradigmas estabelecidos estão entre o público alvo da marca.

Se através desse posicionamento a Swatch vai atingir seus objetivos ainda é cedo para afirmar. Entretanto, espelhar-se nas grandes referências que existem para criar e seguir uma estratégia de atuação, sem dúvidas, é uma boa trajetória rumo ao sucesso.

Crédito da imagem: Reprodução Swatch.

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