A mágica do marketing pessoal no mercado de luxo

01

O mágico Ricardo Madureira, presente em grandes festas de marcas como as do grupo Richemont, em eventos cercados de artistas, como as famosas pizzas na casa do apresentador Fausto Silva e até mesmo em quadros artísticos no programa dominical do apresentador, conta-nos o destaque que tem ganhado a mágica como entretenimento e conteúdo em eventos no mercado de luxo.

Ricardo Madureira é engenheiro de formação e há 19 anos realiza em seus trabalhos o que hoje o mercado de luxo tem destacado cada vez mais: Branding e Experiências, através de ações, como a mágica, onde o cliente faz contato com a marca, identifica-se e passa a ser seguidor de seus produtos e posicionamento.

“Há 19 anos nascia a BME3: B de Branding, M de mágica, E de Experience e 3, porque éramos em 3 sócios. A ideia dessa empresa era fazer o que hoje se chama de brand sense, ou seja, testar produtos, vender produtos, influenciar compradores usando o humor e a mágica, nossos destaques nas apresentações que éramos contratados”, destaca o mágico.

Quem é Ricardo Madureira? Conte-nos sobre sua trajetória.

Já atendi clientes como a Nokia, HTC, empresas de tecnologia que me chamavam, por exemplo, para participar de eventos onde elas lançaram a tecnologia bluetooth. Cheguei a visitar várias lojas de telefonia no país vendendo a ideia desse produto, fazendo com que os vendedores aprendessem de uma maneira divertida. Foi aí que também comecei a atender lançamentos imobiliários, no boom da construção civil, como mágico e mestre de cerimônias, lançando produtos, e em uma dessas andanças, fazendo isso para essas grandes empresas, geralmente com diretores executivos, que me perguntaram se eu não fazia também eventos sociais. Foi quando comecei a participar de aniversários, comemorações pessoais, casamentos, até chegar a conhecer a esposa do apresentador Fausto Silva, que depois de gostar do meu trabalho, me indicou para começar a fazer as “pizzadas” na sua casa, até que cheguei a estrear o quadro Truque VIP, ensinando outros artistas a também fazerem mágicas, em uma competição do programa do apresentador.

Por que o mercado de luxo tem lhe procurado?  Como é seu trabalho? Com quais marcas já trabalhou neste mercado?

Hoje, a minha especialidade são os eventos de alto luxo, corporativos e sociais, como casamentos mais refinados, festas particulares mais refinadas, em que as pessoas se preocupam com a atração que levam para dentro de casa ou empresa. Minha preocupação para atender esta categoria de eventos vai do mais alto nível de entrega, em mágicas simples, mas de impacto, prestando atenção nas reações das pessoas e fazendo, também através do humor, os momentos permanecerem inesquecíveis para com quem tenho contato. Isso exige também muita preocupação no meu modo de vestir, de falar, de me apresentar e de me aproximar das pessoas. Vejo que estes itens fazem parte das minhas apresentações, mas também são meus diferenciais e meu marketing pessoal. Tanto carinho no meu trabalho me trouxe marcas como Montblanc, Cartier, Chandon, em eventos para seus colaboradores e também para seus altos executivos, que, muitas vezes, me contratam para estar em suas festas sociais.

O que é luxo para você?

Para alguns, como os da geração Y e Z, é viver com coisas simples e pelos rendimentos que suas ideias e trabalhos anteriores lhe proporcionam para manter  o estilo de vida escolhido. Para outros, luxo é ter uma coleção de obras de arte, roupas, posicionamento social. O luxo para mim é poder trabalhar e me divertir ao mesmo tempo sem ter a necessidade de estar somente com uma empresa o tempo todo. Mas, voltando ao mundo dos eventos de luxo, e ligando sua pergunta para esse significado, pra mim um evento de luxo é quando a pessoa tem a preocupação de agradar seus convidados, assim, ela se preocupa com os detalhes, ela se preocupa com a decoração do evento, ela se preocupa com o tipo de música que vai ser tocada no evento, o tipo de iluminação, o tipo de alimentação que vai ser servida, e quando a pessoa tem essa preocupação, ela passa a procurar uma atração que seja condizente com o evento que ela organiza.

Falando dos eventos de luxo, a atenção extrema aos detalhes é muito importante. Como você vê este item no seu marketing pessoal?

As preocupações para a festa se fazem nos mínimos detalhes, também com o contratado, como eu, mágico, porque tenho a obrigação de falar o português correto, estar bem perfumado e com uma roupa condizente com a apresentação ou com o tipo da decoração que está presente no evento. Eu faço parte da festa. Minha preocupação com a vestimenta é tão grande, que hoje eu tenho um alfaiate que faz todas as minhas roupas de apresentação, meu sapato está sempre engraxado e limpo, meu perfume está sempre adequado para o tipo do evento e horário, assim como as cores dos meus ternos e costumes. Sei que devo atender meus clientes com o mesmo rigor de detalhes que eles estão servindo a comida, alinhado com a ambientação do local. Focar nestes itens me faz ser uma grande referência nesta área, pois não somente entrego entretenimento, mas viro uma peça agradável nos acontecimentos e lembranças dos eventos, por isso meus trabalhos continuam por indicação dos contratantes que frequentam os mesmos clubes, hípicas, viajam para os mesmos lugares, passam os fins de semanas nos mesmos locais. As redes sociais funcionam para mim como complemento à minha comunicação, assim como vejo nas marcas de luxo. Participo de alguns grupos categorizados como black e diamont, onde somente convidados podem participar, e vejo meu trabalho ser indicado constantemente pelo alto nível de entrega. Por isso me considero um mágico de alto luxo, não pelas mágicas que eu faço, mas pelo meu comportamento, pela minha atitude e pela forma como eu me apresento. E veja isso como o algo bom, caso você seja um mágico que busca entrar neste segmento. Sua mágica é o que eles esperam, seu comportamento reafirma sua competência.

Então, o que mais se destaca no mercado de luxo na sua área é o comportamento?

Sim, quando eu vou fazer um curso para mágicos, explico que o efeito mágico é 1% da apresentação, 99% é a maneira que você conduz, que você consegue envolver as pessoas, tornar aquilo agradável e inesquecível. Minha postura deve ser diferenciada para cada evento que participo. A mágica já vem como consequência, geralmente as pessoas que estão na minha frente já foram em vários espetáculos de mágica no mundo, inclusive os reconhecidos internacionalmente em Las Vegas, a grande capital do entretenimento. Mas é nesta realidade que foco meu trabalho e me diferencio, com rigor na apresentação, na vestimenta, no tipo de approach adequado. Tudo isso porque as pessoas que me relaciono nos eventos têm uma cultura diferenciada e merecem ser tratadas como buscam.

Você já participou várias vezes do Domingão do Faustão, conte-nos um pouco como foi.

Foram mais de 12 apresentações como mágico e recentemente o trabalho chamado Truque VIP, com uma competição de um mês em quatro tipos de categorias de mágica diferentes. Já fizemos duas temporadas e na última pude trabalhar com o ator Rafael Vitti, que se destacou na competição. É uma experiência intensa, porque tenho que administrar a agenda dos artistas, que não é fácil, a equipe de produção como cenografia e efeitos especiais, e ainda o incentivo para que o trabalho fique o melhor possível. Tudo em questão de dias até que vá ao ar novamente em 4 categorias: mentalismo, escapismo, ilusões, e close-up, onde eu sou o instrutor. Também já participaram o Thiaguinho (cantor), Hortência (ex-jogadora de Basquete), Fernanda Vasconcellos (atriz), Murilo Rosa (ator), Bruno Garcia (ator), Maitê Proença (atriz) e Ludmilla (Cantora). Logo teremos mais e poderemos nos rever na telinha.

Como fazemos para te acompanhar?

Meu perfil no Instagram é www.instagram.com/ricardo.madureira.oficial e o endereço do meu site pessoal é www.ricardomadureira.com.br.

Leave a Reply

Your email address will not be published.