Luxo Oriental

Imagem 04 - Olga Kurylenko

A gastronomia de uma nação possui significados que ultrapassam a  alimentação, englobando história, estilo de vida, religiosidade e tradição. As receitas atravessam as gerações e se harmonizam com os povos de forma tão concreta que se tornam praticamente uma coisa só.

Entre os pratos que representam suas regiões de origens, talvez o sushi seja aquele em que é mais fácil entender o local no qual foi criado. Qualidades como obstinação frente aos desafios, paciência em todos os momentos e altas doses de conhecimento, que caracterizam o povo japonês, também podem ser encontradas naqueles que produzem verdadeiras obras de arte com arroz, algas e os mais deliciosos recheios.

Quem acredita que o sushi nasceu no Japão, mais especificamente na cidade de Tóquio, está completamente certo, muito embora, na época do seu surgimento, a cidade mais conhecida da terra do sol nascente ainda não tivesse esse nome. De acordo com o Portal NippoBrasil, a necessidade de conservar os peixes foi fundamental para a criação do sushi. “Devido à falta de recursos na época, os pescadores envolviam o peixe numa porção de arroz, que ao fermentar, azedava e conservava o peixe por mais tempo. Com o passar do tempo, os japoneses descobriram que a combinação arroz e peixe tinha um sabor agradável. Assim nasceu o sushi, que significa arroz (shi) e ácido (su)” define o site.

E as relações dessa iguaria gastronômica do oriente com o segmento premium vão muito mais além do que o simples fato de estarem presentes em praticamente todos os restaurantes e hotéis de luxo. O sushi é uma refeição apreciada em todos os lugares do mundo, por isso, nada mais natural ao setor turístico que celebrar essa gula saudável oferecendo o prato na maioria absoluta da rede hoteleira internacional.

Além de ser um opção desejada no cardápio, o sushi também se tornou um companheiro de todas as horas. É possível apreciar todo o seu sabor a qualquer hora do dia, na companhia dos amigos, nas baladas e festas. Se os japoneses são mestres na habilidade de respeitar horários e regras, o sushi permite a todos uma liberdade plena, sendo que a única exigência à atender são as vontades do desejo.

Todo esse interesse despertou também a criatividade de alguns dos mais conhecidos e brilhantes chefs de cuisine do mundo, que criaram receitas modernas que fundem tradição e luxo. Exemplo disso são os sushis criados pelo chef filipino Angelito Araneta Jr, que alem do arroz tem como ingredientes diamantes africanos de 20 quilates e folhas de ouro.

Nos dias de hoje, o luxo oriental se tornou irresistivelmente delicioso.

Leave a Reply

Your email address will not be published.