Feliz Natal e um luxuoso ano novo

01

O ano de 2017 está se despedindo do calendário para entrar para a história. Embora do ponto de vista econômico o período não foi dos mais expressivos, para as empresas que atuam no setor de luxo há muitos motivos para celebrar.

Em primeiro lugar, vale destacar que apesar da instabilidade que marcou o ano, tanto no Brasil como em diversos países, o setor de alto padrão manteve índices muito acima da média. Houve, é claro, diminuições em algumas áreas, mas de forma geral o balanço foi positivo e o setor manteve-se em alta mesmo com as eventuais ondas de crise.

Caminhando no sentido da sustentabilidade e da ética, as empresas do setor também demonstraram que estão cada vez mais em sintonia com as novas exigências dos clientes e da sociedade. Os dois maiores conglomerados de luxo do planeta, os grupos LVMH e Kering, proibiram de forma definitiva trabalhos com modelos que expressassem de forma muito acentuada a magreza. A atitude, que ao longo do ano ganhou ainda mais dimensão com outras marcas importantes adotando a mesma postura, comprova que o luxo vai além do produto final, ele precisa permear todas as etapas do negócio.

E por falar em negócio, este ano também ficou marcado por uma das maiores aquisições da história recente do setor. A compra da Jimmy Choo pela Michael Kors realmente mexeu com o mercado e reoxigenou uma marca muito querida em todo o mundo.

Além disso, o próprio mercado de luxo soube se renovar e se reinventar para continuar sendo um dos protagonistas da economia contemporânea. Novos modos de usufruir os produtos de luxo como o compartilhamento de bens e a busca por um turismo mais sustentável, por exemplo, são tendências que se consolidaram neste ano e devem permanecer em evidência no futuro próximo.

Várias marcas se destacaram ao longo de 2017 pelos mais diversos motivos. Assim, destaco duas que representaram bem o setor. A primeira é a Gucci que literalmente renovou o mercado da moda mundial e conquistou diversas premiações no setor. A segunda, e ainda mais icônica, é a Tiffany & Co. que realizou o sonho de milhões de apaixonados pelo universo premium ao criar o seu luxuoso Café que permitirá a seus clientes viver experiências ainda mais inesquecíveis e memoráveis.

No Brasil, tivemos uma democratização ainda mais evidente do setor de alto padrão com destaque para regiões muito além do eixo Rio-São Paulo e o Terapia do Luxo também teve muito que comemorar neste ano. Nossas realizações ajudaram a fortalecer o segmento e apresentaram às organizações que atuam no setor sempre as melhores soluções para as demandas do mercado de luxo.

Neste panorama de grande otimismo, entusiasmo e felicidade com que encerramos o ano, desejo a todos um Feliz Natal e que 2018 seja ainda melhor, mais feliz e, é claro, ainda mais luxuoso.

Leave a Reply

Your email address will not be published.