Feito para encantar

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Uma das frases mais conhecidas no segmento publicitário diz que a propaganda é a alma do negócio. Uma versão mais competitiva desse pensamento afirma que, na realidade, propaganda é a arma de um negócio. Entretanto, cada vez mais se consolida a ideia de que a verdadeira alma de uma empresa ou de uma marca é, na realidade, a sua própria essência. Em outras palavras: não adianta grandes investimentos em propaganda se o produto ou serviço carece de identidade.

No segmento de luxo esse conceito torna-se cada vez mais evidente. Ao se utilizar das tradicionais ferramentas de gestão de marketing como, por exemplo, a percepção do mercado-alvo, o posicionamento diferenciado conforme a praça de atuação e a implantação de uma direção empresarial mais sustentável, algumas das mais importantes marcas de alto padrão do planeta estão ganhando ainda mais prestígio.

E se o marketing é uma espécie de reflexo desse crescimento, uma boa notícia é que os investimentos nesse setor devem crescer aproximadamente 3% este ano de acordo com informações publicadas no relatório Previsiones sobre la Inversión Publicitaria en el Sector del Lujo. Embora o estudo se concentre na Europa, a tendência deve se expandir para os outros continentes, já que de acordo com o levantamento foi investido nos 18 principais mercados do mundo neste ano um valor consideravelmente maior do que no ano passado.

Um bom exemplo desse novo posicionamento de marketing ocorreu neste ano quando a Levi’s decidiu tornar suas técnicas inovadoras de redução do consumo de água disponível para as demais marcas de vestuário. A ação ocorreu em virtude da celebração do Dia Mundial de Água e comprova que as grandes grifes, além da natural preocupação com design, conforto e inovação em seus produtos, também estão voltando as atenções para ações destinadas ao aumento da qualidade de vida de todos.

Os consumidores dos bens e serviços de luxo se caracterizam pelo alto nível de exigência além de amplo acesso às informações. Por isso, ao mesmo tempo em que é importante a aplicação de recursos em anúncios publicitários produzidos e estrelados por grandes nomes do cenário artístico mundial, também é fundamental o investimento na essência da marca, ou seja, naquilo que realmente é feito para encantar.

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