Estreia: A Promessa

1

O século XX foi um período marcado por guerras que definiram o mundo como conhecemos. Se alguns conflitos são amplamente conhecidos como a I e a II Guerras Mundiais, outros não se tornaram tão famosos. É o caso do massacre de mais de um milhão de armênios promovido pelo Império Otomano em 1915.

Para contar a história desse episódio considerado como um dos maiores genocídio de todos os tempos, o diretor Terry George optou por uma narrativa envolvendo a única força maior do que a violência de qualquer guerra: o amor.

A Promessa, que estreia hoje nos cinemas brasileiras, narra a trajetória de Michael, jovem armênio que viaja para a Turquia com o objetivo de finalizar seus estudos universitários e tornar-se médico. Entretanto, em meio à guerra, o rapaz conhece a bela professora Ana, que também é armênia. Entretanto, há um problema: Ana namora o fotógrafo americano Chris que está no país para cobrir a guerra.

2

É a partir desse improvável triângulo amoroso que um pouco da história de um dos mais sangrentos conflitos étnicos de todos os tempos ganha contornos. Se o visual é caprichado e a atuação do elenco é afinada, o diretor não se posiciona politicamente e é clara a diferença maniqueísta entre vilões e mocinhos.

Embora seja evidente a preocupação com o período abordado, do ponto de vista histórico a obra deixa a desejar. Entretanto, para quem quer curtir uma história de amor o filme vale o ingresso e, é claro, algumas lágrimas também.

Confira o trailer abaixo.

Leave a Reply

Your email address will not be published.