A estratégia da fidelização

01

A competitividade é uma das principais características do mercado atual. E nesse cenário, conquistar e fidelizar os clientes tornou-se uma das estratégias mais importante para o sucesso de qualquer organização. Mesmo as mais importantes marcas de luxo do mundo investem de forma crescente neste processo.

Um estudo realizado pela empresa de consultoria Bain & Company, entretanto, identificou que a fidelidade do consumidor é cada vez menor e a tendência é que continue em queda. E entre os principais motivos destacados para essa rotativa são as promoções, que atraem a atenção dos consumidores.

E como os brasileiros respondem as tentativas de fidelização das marcas? Para responder esta pergunta o Instituto Febrafar de Pesquisa e Educação Continuada (IFEPEC) realizou a pesquisa Opinião dos Consumidores sobre Programas de Fidelidade e os resultados mostram que, por mais que desejem, a grande maioria dos entrevistados (68%) ainda não participam de nenhum programa.

O desejo por participar de ações de fidelizações é demonstrado no levantamento, sendo que 92% gostariam ou gostam de participar e 84% acreditam que os programas de fidelidade oferecem grandes vantagens. A pesquisa ainda apontou que 84% dos consumidores que aderiram a programas compram frequentemente nas empresas onde são cadastrados.

“É interessante observar como os programas de fidelidades, que antes eram relacionados a produtos de um poder aquisitivo maior, agora encontram aceitação de um público mais amplo, tendo grande relevância em estabelecimentos que até então não se preocupavam com esse tipo de ação, como supermercados e farmácias. Reflexo é que observamos um crescimento muito grande no oferecimento desse tipo de ação de fidelização e quem ganha é o consumidor que usufrui de benefícios”, afirma Rodnei Domingues, do IFEPEC.

Para as marcas que já atuam ou que pretendem atuar no mercado nacional, o resultado é positivo, pois identifica um perfil engajado do consumidor brasileiro. Basta, entretanto, entender as especificidades dos clientes do país para o desenvolvimento de ações que transformem os consumidores casuais em clientes fiéis.

Crédito da imagem: Reprodução.

Leave a Reply

Your email address will not be published.