No coração do mar

No Coração do Mar

Nos tempos do patrulhamento politicamente correto que vivemos hoje em dia, as baleias tornaram-se um símbolo da importância da preservação ambiental. Por isso, realizar um filme em que uma gigantesca baleia branca é a grande vilã, a princípio, pode parecer uma ideia arriscada. Mas, ao contar a história real que originou o livro Mody Dick, escrito por Herman Melville, No Coração do Mar, produção em cartaz nos cinemas brasileiros, aborda de forma honesta a luta dos homens em busca de sua subsistência e a luta de uma incrível baleia branca pela sua sobrevivência.

Dirigida por Ron Howard, responsável por filmes como Apolo 13 e Uma Mente Brilhante, e protagonizada por Chris Hemsworth, o Thor dos filmes da Marvel, e Benjamin Walker, o novo Homem-Aranha dos cinemas, a produção narra a dramática história da tripulação do navio baleeiro Essex, cuja missão é encher seu depósito de óleo de baleia, produto utilizado como fonte de energia.

Ao navegar em águas praticamente desconhecidas em busca das baleias, o navio se torna vítima do ataque furioso de uma baleia, que deixa a embarcação aos pedaços. Os náufragos, para sobreviver, serão capazes de atitudes indescritíveis e palavras como sacrifício, amizade, esperança e redenção ganharão significados pessoais para cada um dos marinheiros.

Uma das passagens mais simbólicas do filme é o momento em que caça e caçador se encaram olho no olho e, de forma metafórica, se perdoam. A mensagem é clara e mais atual do que nunca: respeito e consideração pela natureza nunca é demais, mesmo na luta pela vida.

Leave a Reply

Your email address will not be published.