Conceito e marca no universo do luxo

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A maioria das pessoas tem sua marca favorita de roupa, de comida e de perfume. E mesmo em segmentos cuja aquisição de bens não é tão rotineira, como o setor de automóveis, por exemplo, é fácil identificar marcas que possuem um lugar especial no coração de muita gente.

Para compreender a importância das marcas na atualidade é preciso fazer um recuo de aproximadamente dois mil anos na história. Quando gregos e romanos passaram a realizar trocas comerciais entre aldeias distantes, ou seja, quando ficou necessário o estabelecimento de garantias de origem, os produtos passaram a ser identificados, possibilitando aos clientes comprar suas marcas favoritas ao entender os conceitos envolvidos no desenvolvimento de cada produto.

No segmento do luxo são justamente os conceitos que definem o posicionamento das empresas e, por conseguinte, a perenidade das marcas. É possível que ao comprar uma bolsa da Louis Vuitton, por exemplo, o cliente não saiba que a marca se encaminha para o seu segundo centenário, entretanto, os conceitos de excelência e qualidade que a grife consolidou com o passar dos anos foram fundamentais para a imagem que as pessoas têm dos seus produtos.

E é exatamente a definição da imagem que, de fato, importa no momento da construção de uma marca de luxo. Imagem esta que pode se relacionar à personalidade, com forte apelo emocional, à uma garantia de qualidade através da atribuição de valores racionais e atributos de mercado e, até mesmo, ao envolvimento político na sociedade, com um posicionamento claro e definido sobre as principais questões sociais.

A construção de uma marca de sucesso, especialmente no setor de alto padrão, não é um processo que pode ser descrito objetivamente por qualquer ciência, uma vez que engloba uma série de valores subjetivos e históricos. Mas nunca é demais levar em consideração o ensinamento de Charles Darwin que afirma ser preciso evoluir para manter-se vivo. Em outras palavras, através da mudança é possível estabelecer conceitos que mantenham as marcas fiéis à sua origem, mas adaptada aos novos tempos.

 

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