Como conquistar e fidelizar o cliente no mercado de luxo

No último sábado, 15 de setembro, foi comemorado em todo o Brasil o Dia do Cliente. A data que tem como objetivo fundamental homenagear a parte mais importante da relação comercial, também pode servir como um momento excelente para a reflexão sobre as maneiras de tratar e conquistar os clientes.

No mercado de luxo, os clientes e consumidores são os grandes protagonistas. Afinal de contas, com a disponibilidade e o interesse em adquirir um produto ou contratar um serviço que pode custar valores extremamente elevados, é natural o surgimento do sentimento de exclusividade.

A exclusividade, sem dúvidas, é um dos conceitos chaves no processo de conquista e fidelização dos clientes no segmento de alto padrão. E ela pode e deve se manifestar em todos os momentos: da delicadeza de chamar o cliente pelo seu nome, passando pela geração de experiências de valor que agreguem algo aos consumidores e chegando a um pós-venda atencioso e dedicado, fazer com que o cliente se sinta exclusivo é fundamental para o sucesso no setor.

No mercado de luxo, as compras são feitas em sua maioria pelo apelo emocional, e dessa forma, é natural que a emoção seja um dos aspectos fundamentais na relação comercial. Atender com gentileza, fornecer uma embalagem bonita e que de preferência atendas as demandas sustentáveis e se preocupar para que todos os detalhes da experiência sejam perfeitos é o que literalmente faz a diferença no processo.

Se é dever da empresa, da marca ou do empreendedor fazer de tudo para que o cliente se sinta satisfeito com sua aquisição, não menos importante é o papel da equipe de vendas. Henry Ford, criador de uma das marcas automotivas mais conhecidas do mundo, afirmou certa vez que “não é o empregador quem paga os salários, mas o cliente”.

A competitividade é uma característica fundamental do mercado de luxo e é somente através de um atendimento diferenciado e exclusivo que é possível conquistar os clientes no mercado de luxo. E, mais importante ainda, fidelizá-los.

Crédito da imagem: Reprodução.

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