Chinon: uma cidade repleta de histórias e vinhos surpreendentes

1

Em meio a uma série de viagens que realizei, uma das mais marcantes e mais bonitas foi Chinon, no Vale do Loire, na França. As pessoas são encantadas por Paris, mas o interior francês é surpreendentemente lindo também.

Chinon faz parte da história da França, foi lá que Joana D´Arc se encontrou pela primeira vez com o rei Carlos VII e traçaram a partir dali a confiança para combater a invasão dos ingleses, na Guerra dos Cem Anos.

A cidade respira história. As placas distribuídas na cidade indicam os passos da Santa da França e os locais parecem ser perpetuados. Quando estive em Chinon, me recordo que degustei aqueles poderosos vinhos numa cave que havia pertencido aos monges, as roupas e a energia já acusavam o local. Assim, pedimos licença e passamos uma tarde toda naquele local, respirando história e provando seus vinhos.

A maior parte dos vinhos produzidos é de tintos, com uma pequena parcela de brancos e rosés. A uva de grande maestria da região é a Cabernet Franc. Seus vinhos são leves, frutados quando jovens e agradáveis ao paladar. Estima-se que anualmente são produzidas cerca de 15 milhões de garrafas.

Aproveito e convido você a também descobrir este lugar lindo, repleto de histórias e bom vinhos em sua próxima viagem à França.

Santé!

Crédito da imagem: Reprodução.

Leave a Reply

Your email address will not be published.