A China é o país com mais bilionários do mundo

Wang Jianlin

Wang Jianlin

O número de bilionários na China ultrapassou pela primeira vez o dos Estados Unidos de acordo com uma pesquisa divulgada anualmente. O dado é ainda mais significativo se levarmos em conta que a economia mundial atravessa um período de acentuada desaceleração.

O país tem, agora, 596 bilionários, um acréscimo de 242 ao longo do último ano. Entre os americanos, o número é de 537. ”Apesar da desaceleração econômica, a China mais rica desafiou os índices e gravou o seu melhor ano na história”, afirmou Rupert Hoogewerf, presidente e analista-chefe do Relatório Hurun responsável pela apuração e divulgação dos dados.

O magnata dos setores imobiliário e de entretenimento, Wang Jianlin, foi destronado pelo fundador da gigante de comércio eletrônico Alibaba, Jack Ma, como a pessoa mais rica do país. Entretanto, Wang, que é fundador do conglomerado Wanda, viu sua fortuna saltar mais de 50%, alcançando incríveis  34,4 bilhões de dólares.

Zong Qinghou, empresário do setor de bebidas, permaneceu em terceiro lugar na relação dos chineses mais ricos, enquanto Pony Ma, fundador da empresa que opera os populares aplicativos de mensagens WeChat, ficou em quarto lugar com uma fortuna avaliada em pouco menos de 19 bilhões de dólares.

Lei Jun, o fabricante de smartphones da empresa Xiaomi, saltou para a quinta posição e para fechar a lista dos seis maiores bilionários do país, aparece Yan Hao, proprietário da construtora de estradas China Pacific.

Leave a Reply

Your email address will not be published.