Book Tour: Terapia do Luxo leva “Entre taças de champagne e cálices de vinho” à Porto Alegre

AQUARELA por_do_sol_no_guaiba POA

Quinta-feira, Porto Alegre. É a última parada da turnê de lançamento de Entre taças de champagne e cálices de vinho. Dentro da loja da Animale, no Shopping Iguatemi, duas mulheres estão paradas, conversando apoiadas sobre um balcão. Juntas elas observam o porta-cartões Gucci que uma delas saca da bolsa. “Que linda essa abelhinha”, observam, sobre um dos símbolos que Alessandro Michele, diretor criativo da marca italiana, tem adotado para imprimir em seus acessórios. Mulheres como as gaúchas Izabel Faria e Branca Dadda, apreciam detalhes mínimos e cuidadosos como esse. “Gostamos de itens de qualidade e bom acabamento, de peças que enfeitam e são diferentes”, comenta Izabel, a bordo de um set estampado de camisa e calça Dolce & Gabbana.

Não é à toa que as duas estão ali para prestigiar o lançamento do livro de Manu Berger, um objeto de luxo por si só: com tiragem única de apenas 1.000 exemplares, capa dura com ilustração exclusiva e friso dourado nas bordas das páginas – técnica feita por apenas uma editora gráfica em todo o Brasil. “É uma leitura que nos ajuda a descobrir o que, de fato, o mercado de luxo transmite; o que tanto move esse consumidor, como ele se sente e como pensa”, pondera a designer de joias Eduarda Brunelli, que garantiu sua cópia autografada pela autora. “O valor de um objeto de luxo está ligado ao seu valor emocional também”.

À parisiense, o evento foi regado à champagne e macarons, e foi o mais intimista e descontraído da turnê, reunindo um seleto grupo de convidados além de amigos e conhecidos da CEO e do team Terapia do Luxo. Entre elas, a advogada Patrícia Jobim, com quem Manu estudou no Instituto Marangoni, em Paris. “A Manu tem feito uma trajetória tão bonita e satisfatória. Ela é extremamente competente e tem uma visão muito boa de mercado”, explica, logo depois de relembrar os almoços e passeios a museus que faziam na capital francesa nos intervalos entre as aulas, além de uma visita à Euro Disney.  Em alguns capítulos do livro, a autora pontua especificamente experiências especiais que viveu na França e também na Itália, como uma visita ao spa do hotel Mandarin Oriental, em Paris, e também à fábrica da Gucci, em Milão, onde pôde acompanhar a produção de uma bolsa da marca.

“Além do conteúdo bem explicativo sobre o luxo na Itália e na França, lugares que me encantam, o que mais me chamou atenção foram as fotos exclusivas feitas pela Manu”, conta a jornalista Marina Ciconet, sobre as imagens despretensiosas à la Instagram que permeiam alguns capítulos do livro. “Ao inserir experiências vividas por ela, a Manu torna mais acessível a ideia de experiência de luxo”, diz ainda a blogger Laura Bier Moreira.

Faz parte do objetivo da autora dividir seu conhecimento e desmantelar os rótulos superficiais que cercam o termo “luxo”. “É um mercado como qualquer outro, mas muita gente não sabe como funciona ou o que representa”, ela nos explica. Suas convidadas concordam. “A Manu é referência em se tratando de muito bacana receber alguém de fora, que é tão estudada sobre o assunto para nos oferecer esse conteúdo. O livro é lindo visualmente e o conteúdo é ótimo”, reitera Ciconet. Não é de surpreender que vários convidados presentes no último dia de lançamento pelo Sul do Brasil, tenham se despedido carregando mais de um exemplar em mãos: estavam prontos para presentear amigas, filhas e familiares.

*Em Porto Alegre, parte do valor arrecadado com a venda dos livros foi revertido para o Projeto Trocas Inteligentes, uma iniciativa da BPW que oferece regularmente ciclos de palestras e debates entre empreendedoras e profissionais fortalecendo o empoderamento da mulher no trabalho.

Leave a Reply

Your email address will not be published.