A arquitetura na era digital

01

A democratização da informação é uma das principais características que definem a era digital. Entrar em contato com o conhecimento originado em todo o mundo possibilitou às pessoas a oportunidade de conhecer novas realidades e aprender com elas. Do ponto de vista dos negócios, a tecnologia digital também foi responsável por uma série de avanços nas relações comerciais, aproximando ainda mais clientes e profissionais e aumentando a transparência, a velocidade e a confiança das ações.

No segmento de arquitetura e decoração, uma empresa que vem desenvolvendo um trabalho inovador é a ArkDek. De forma geral, se trata de uma plataforma de arquitetura que oferece multisserviços online para quem planeja reformar seu imóvel de forma mais acessível. Além disso, tem atendido muitas pessoas que tentaram uma solução simplista, home made, e que depois se arrependeram.

Os arquitetos Fernanda Castilho, Ivan Cassola e Rafael Haiashida, idealizadores da ArkDek, aproveitaram que a tecnologia tem ampliado as possibilidades de negócios e desenvolveram um jeito interativo de conectar interessados em reformar com designers e arquitetos.

02

O primeiro passo é identificar e escolher qual é o estilo de decoração preferido para o projeto e, para isso, o site possui um teste e guia de estilo. O arquiteto, neste caso, não vai ao local da obra, nem acompanha diretamente a execução, porque tudo é feito online. Esse procedimento reduz bastante os custos, porque o profissional otimiza bastante seu tempo.

Após a compra do projeto o cliente receberá um formulário detalhado para preencher com o máximo de informações possível. Poderá anexar fotos dos ambientes, imagens de referências, e demais arquivos que achar necessário. Posteriormente o cliente tem a chance de falar sobre seu projeto diretamente com o arquiteto de sua escolha, realizando uma reunião online. Na sequência, receberá uma planta conceito com imagens de referências para verificar se o conceito do projeto está de acordo com os seus desejos e necessidades. Apenas com a sua aprovação o arquiteto avançará para os desenhos técnicos do seu projeto.

03

No final do processo é entregue um guia completo para execução da obra. No guia constam informações como, por exemplo, a lista com a quantidade e tipos de materiais, imagens de referência, indicações de localização e medida dos mobiliários, tipos de pisos e revestimentos, planta de demolição, pontos de hidráulica e elétrica, entre vários outros detalhes técnicos fundamentais para o resultado da reforma ser bem-sucedido.

Ivan Cassola defende ainda que é preciso democratizar o setor, pois existem cidades em que a oferta de profissionais de arquitetura é reduzida e, assim sendo, o projeto online não tem barreiras e pode levar arquitetura de qualidade para qualquer canto do país. “Ninguém quer desperdiçar tempo e dinheiro, e para atender a demanda do mercado cada vez mais dinâmico, precisávamos criar uma solução que aliasse modernidade no atendimento, velocidade, informação e preço”, ressalta Ivan Cassola.

Crédito das imagens: Divulgação ArkDek.

Leave a Reply

Your email address will not be published.