Arquitetura, arte e moda

Carbondale

Para sua nova loja na cidade de Veneza, a marca italiana Dolce & Gabanna convidou o fundador da Carbondale, Eric Carlson, para assinar o projeto. O resultado foi uma inovadora e diferente experiência de varejo, que personaliza e evidência os valores culturais e as tradições de qualidade e autenticidade italianas, compartilhadas pela marca e a cidade.

Com uma área total de 800 metros quadrados, o local foi criteriosamente selecionado para cumprir a estratégia de design como um apogeu da cultura veneziana. Situado em dois níveis ao longo da Via XXII Marzo, a loja combina uma estrutura de construção contemporânea impressionante com o histórico Palazzo Torres, um antigo banco, de 1880, projetado pelo arquiteto e escultor Giuseppe Torres.

Carbondale

O design exterior e interior do espaço explora e acentua a divergência entre o histórico e o contemporâneo inspirado no modelo de palácio italiano com suas salas distintas, cada um com cores e acabamentos característicos diferentes. O design contemporâneo de Eric Carlson homenageia a arte tradicional veneziana que remonta há séculos.

A experiência começa ao ingressar pela fachada de pedra simétrica para descobrir a entrada do edifício do século XIX meticulosamente restaurada, exibindo os acessórios da marca para homens e mulheres. O espaço possui detalhes nas paredes e tetos em madeira escura esculpida, piso de mosaico e o mobiliário contemporâneo foi projetado delicadamente para desaparecer ou refletir e acentuar o ambiente histórico.

Carbondale

Um dos destaques do projeto é a parede de 20 metros de comprimento por 4,5 metros de altura de mosaicos de vidro dourado de 24 quilates, feito a mão em Veneza pelos tradicionais artesãos Orsoni e Friul. Além de refletir a luz natural, a parede suporta 45 prateleiras suspensas em latão que exibem as últimas bolsas e acessórios Dolce&Gabbana.

Eric Carlson considerou o design de cada elemento dentro dos espaços como uma expressão personalizada combinada com a imagem Dolce & Gabbana e os tradicionais artesãos venezianos. Para Carlson, “essas obras são atemporais, tanto contemporâneas quanto históricas, mas propriamente venezianas e propriamente Dolce&Gabbana”.

Carbondale

Luxo para Carbondale é medido pela reflexão e importância de cada detalhe e Eric está envolvido pessoalmente em todos os aspectos desde o início até o fim. Cada projeto é desenvolvido através de uma estratégia de design derivada de uma extensa fase de pesquisa que orienta o processo criativo para projetos personalizados e exclusivos em todas as escalas.

O projeto combina e expressa a profundidade, diversidade e riqueza compartilhadas pelas culturas veneziana e Dolce & Gabbana através de uma experiência arquitetônica de descoberta, revelando tesouros históricos e design contemporâneo exemplar para celebrar uma marca e uma cidade.

Confira, abaixo, o vídeo exclusivo do projeto.

Crédito das imagens e do vídeo: Divulgação.

 

Leave a Reply

Your email address will not be published.